Nome da Atividade
LINGUÍSTICA II - TEORIAS DO TEXTO
CÓDIGO
20000553
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Fundamentos teóricos da Linguística Textual. Noções de texto, discurso e
textualidade.Conceitos básicos de Linguística Textual. A modalidade oral da língua. Análise de
textos.
textualidade.Conceitos básicos de Linguística Textual. A modalidade oral da língua. Análise de
textos.
Objetivos
Objetivo Geral:
1.14 Objetivo(s) geral(ais):Oferecer aos alunos condições que lhes permitam:
- Reconhecer o texto como unidade de análise linguística;
- Conhecer o campo de estudos da Linguística Textual, suas correntes e
conceitos básicos;
- Adquirir embasamento teórico relacionado a fatores de textualidade e
aspectos discursivos da
linguagem para análise de textos e discursos;
- Discutir o papel da referenciação e sequenciação nos processos de construção de sentido e de
representação da realidade em textos.
1.15 Objetivo(s) específico(s):
- conhecer os objetos e objetivos da Linguística;
- contextualizar e entender os estudos sobre a linguagem realizados antes de a Linguística ser
reconhecida como ciência (os pré-saussurianos);
- conhecer e dominar as noções que fundamentam a abordagem estruturalista saussuriana da
língua e seu efeito em vertentes contemporâneas;
- construir uma visão panorâmica dos estudos gerativistas de Chomsky, buscando entender os
efeitos provocados na passagem do estudo do signo para o da frase;
- contextualizar e entender os estudos realizados pelos estruturalistas, gerativistas,
funcionalistas e as influências que suas pesquisas sobre a linguagem/língua provocaram nas
diferentes abordagens até chegar ao ano de 1960, quando o sujeito e o sentido assumiram novo
estatuto, dando ênfase ao sentido
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência . São Paulo: Parábola, 2005. BENTES, Anna Christina; MORATO, Edwiges Maria; KOCH, Ingedore Villaça(Orgs.). Referenciação e discurso. São Paulo: Contexto, 2005. 342 p. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013. 190 p.
Bibliografia Complementar:
- BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação.4. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 176 p. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2009. 2012. 216 p. KOCH,Ingedore Grunfeld Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. 17. ed. São Paulo: Contexto, 2009. 118 p. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A coesão textual. 21. ed. São Paulo: Contexto, 2009. 84 p MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010. 133 p
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 46 | 30 |
Letras - Redação e Revisão de Textos (Bacharelado - Noturno) Letras - Tradução Espanhol - Português (Bacharelado) Letras - Tradução Inglês - Português (Bacharelado) Horários
|
SANDRA MARIA LEAL ALVES Professor responsável pela turma |