Nome da Atividade
SINTAXE I
CÓDIGO
20000557
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo e revisão dos principais problemas encontrados na construção de frases e de
parágrafos, bem como das possibilidades de ajustes para o registro apropriado em língua
portuguesa padrã
parágrafos, bem como das possibilidades de ajustes para o registro apropriado em língua
portuguesa padrã
Objetivos
Objetivo Geral:
Oportunizar ao aluno condições para: Idenficicar e solucionar problemas de redação frequentemente encontrados em textos que
preveem o registro culto da língua portuguesa, compreendendo os recursos gramaticais,
linguísticos e semânticos apropriados a esse registro;
identificar tais problemas de redação no nível da frase e do parágrafo, refletindo sobre as
possibilidades de ajustes às inadequações;
reconhecer a expressividade da linguagem quando desvios ao padrão culto da língua são
usados para produzir efeitos de sentido;
Conteúdo Programático
Problemas comuns na construção de frases: frase fragmentada, frase siamesa, frase
desconexa, falta de paralelismo, ambiguidade.
Expressividade da linguagem. Qualidades e defeitos de estilo: clareza, concisão,
simplicidade, correção (cacografia, solecismo), precisão, originalidade, harmonia
(cacofonia, eco, colisão, hiato), repetições, lugares-comuns.
Particularidades em questões gramaticais e no uso do léxico.
Conjugação verbal: emprego de pessoas e de tempos verbais.
Composição do parágrafo (estrutura padrão, estratégias de progressão temática, formas de
introdução, desenvolvimento e conclusão, operadores argumentativos, marcadores de tempo
e de espaço).
desconexa, falta de paralelismo, ambiguidade.
Expressividade da linguagem. Qualidades e defeitos de estilo: clareza, concisão,
simplicidade, correção (cacografia, solecismo), precisão, originalidade, harmonia
(cacofonia, eco, colisão, hiato), repetições, lugares-comuns.
Particularidades em questões gramaticais e no uso do léxico.
Conjugação verbal: emprego de pessoas e de tempos verbais.
Composição do parágrafo (estrutura padrão, estratégias de progressão temática, formas de
introdução, desenvolvimento e conclusão, operadores argumentativos, marcadores de tempo
e de espaço).
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BECHARA, E. Gramática escolar da língua portuguesa .Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. CORÔA, M.L.M.S. O tempo nos verbos do português. São Paulo: Parábola, 2005. CAMARGO, T. N. de O uso da vírgula. São Paulo: Manole, 2005. COELHO NETO, A. Além da revisão: critérios para revisão textual. São Paulo: Senac, 2008. CUNHA, C. e CINTRA, L. A Nova Gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Lexikon Informática, 2007. FARACO, C. A. e TEZZA, C. Prática de texto para estudantes universitários. Rio de janeiro: Vozes, 1992. FERREIRA, R.M. Uso dos verbos: aprendizagem através de exercícios. São Paulo: Martins Fontes, 2003. GARCIA, O.M. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 20 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2001. GUEDES, P. C. Da redação à produção textual: o ensino da escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. KOCH, I. V. e ELIAS, V. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2010. LUFT. P. C. Dicionário prático de regência verbal. São Paulo: Ática, 2000. MALTA, L. R. Manual do revisor. São Paulo: WVC, 2000. MEDEIROS, J. B. e TOMASI, C. Novo acordo ortográfico da língua portuguesa. São Paulo: Atlas, 2009. OLIVEIRA, R. R. F. de Revisão de textos: da prática à teoria. RN: EDUFRN, 2010. PERINI, M. A. Gramática do português brasileiro.São paulo: Parábola Editorial, 2010. PINTO, I. O. O livro: Manual de preparação e revisão. São Paulo: Ática, 1993. SACCONI, L. A. Nossa gramática: teoria e prática. São Paulo: Atual Editora, 1999. VIANA, A. C. et al. Roteiro de redação: lendo e argumentando. São Paulo: Scipione, 2006
Bibliografia Complementar:
- SQUARISI, D. e SALVADOR, A. Escrever melhor: guia para passar os textos a limpo. São Paulo: Contexto, 2009. SERAFINI, M. T. Como escrever textos. São Paulo: Globo, 1989. THEREZO, G. P. Como corrigir redação. São Paulo: Editora Alínea, 2008.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 45 | 16 |
Letras - Redação e Revisão de Textos (Bacharelado - Noturno) Letras - Tradução Espanhol - Português (Bacharelado) Letras - Tradução Inglês - Português (Bacharelado) Horários
|
SANDRA MARIA LEAL ALVES Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE I | Letras - Redação e Revisão de Textos (Bacharelado - Noturno) |
LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE I | Letras - Tradução Inglês - Português (Bacharelado) |