Nome da Atividade
SOCIOLINGUÍSTICA
CÓDIGO
20000561
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Análise da língua no contexto social.
Objetivos
Objetivo Geral:
Oferecer aos alunos condições que lhes permitam compreender a importância da Sociolinguística como elemento de valorização do aluno, de seu dialeto materno e de seu meio cultural.Conteúdo Programático
Unidade 1: O domínio da Sociolinguística - Premissas da sociolinguística; Características pessoais, estilos linguísticos, características sociais.
Unidade 2: Variação e Mudança Linguística - Variação e categoricidade; Prestígio linguístico; Classes sociais e redes sociais; Gênero; Faixa etária: mudança em tempo aparente; Mudança em tempo real.
Unidade 3: Orientação e atitudes linguísticas - Grupos de referência; Atos de identidade.
Unidade 4: Português de Portugal (PE) x Português Brasileiro (PB) - Algumas características do português do Brasil; origens (diferenciação entre pidgin, crioulo e língua) e desenvolvimento; o contato com as línguas africanas; o contato com as línguas indígenas; o contato com as línguas europeias; o contato com as línguas de fronteira.
97
Unidade 5: O Português Brasileiro - O conceito de língua materna e suas implicações para o estudo do bilinguismo (alemão-português).
Unidade 6: Bilinguismo e Línguas em contato.
Unidade 7: A pesquisa sociolinguística - gravação de entrevista; audição e transcrição da gravação; anotação de exemplo; codificação dos dados; análise.
Unidade 8: Relação entre teoria e prática
Unidade 2: Variação e Mudança Linguística - Variação e categoricidade; Prestígio linguístico; Classes sociais e redes sociais; Gênero; Faixa etária: mudança em tempo aparente; Mudança em tempo real.
Unidade 3: Orientação e atitudes linguísticas - Grupos de referência; Atos de identidade.
Unidade 4: Português de Portugal (PE) x Português Brasileiro (PB) - Algumas características do português do Brasil; origens (diferenciação entre pidgin, crioulo e língua) e desenvolvimento; o contato com as línguas africanas; o contato com as línguas indígenas; o contato com as línguas europeias; o contato com as línguas de fronteira.
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Unidade 5: O Português Brasileiro - O conceito de língua materna e suas implicações para o estudo do bilinguismo (alemão-português).
Unidade 6: Bilinguismo e Línguas em contato.
Unidade 7: A pesquisa sociolinguística - gravação de entrevista; audição e transcrição da gravação; anotação de exemplo; codificação dos dados; análise.
Unidade 8: Relação entre teoria e prática
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALKMIM, T. Sociolingüística. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. (Orgs.) Introdução à linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001. LABOV, William. Padrões sociolingüísticos. São Paulo: Parábola, 2008. MOLLICA, M. C.; BRAGA, M. L. (org.) Introdução à Sociolingüística – o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2003. TARALLO, F. A pesquisa sociolingüística. São Paulo: Ática, 1985.
Bibliografia Complementar:
- ALKMIM, T. Sociolinguística: parte I. In: MUSSALIM E. F.; BENTES, A. Introdução à linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolingüística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004. FIORIN, J. L. (org.) Introdução à Linguística: objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002. GUY, G. & ZILLES, A. Sociolingüística quantitativa: instrumental de análise. São Paulo: Parábola, 2007. LABOV, W.. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2008. MONTEIRO, José L. Para compreender Labov. Petrópolis: Vozes, 2000.