Nome da Atividade
MANEJO E CONSERVAÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
CÓDIGO
22000775
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

O processo erosivo. Práticas de controle da erosão do solo em Bacias Hidrográficas. Manejo conservacionista do solo e da água em Bacias Hidrográficas; Indicadores da qualidade do solo e da água em Bacias Hidrográficas. Recuperação de Bacias Hidrográficas com base no solo e na água. A Bacia Hidrográfica como objeto de investigação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo:
A presente disciplina tem como objetivo discutir com o aluno, a nível de pós-graduação, os principais conceitos na área de manejo, planejamento e gestão dos recursos naturais e estabelecer os principais elementos para o melhor manejo de bacias hidrográficas, a partir de inventário físico e diagnóstico.

Objetivos específicos:
- Compreensão dos fundamentos teóricos do manejo e gestão de bacias
hidrográficas;
- Estudar a bacia como sendo uma unidade de manejo, planejamento e gestão;
- Realizar a análise, compreensão e estabelecer um diagnóstico da bacia
através de elementos físicos, ambientais e hidrológicos.

Conteúdo Programático

1. O processo erosivo.
Aspectos gerais; Mecanismos e Fatores atuantes no processo erosivo (tipos, agentes causadores, mecanismo, fatores controladores); Erosão hídrica e classificação do meio físico (aporte de sedimentos, modelos para estimativa da erosão hídrica); O fenômeno da erosão como consequência de um fator econômico e/ou social; Relações com o tipo de uso e ocupação do solo: área urbana, área rural e estradas.

2. Práticas de controle da erosão do solo em Bacias Hidrográficas.
Aspectos gerais; Descrição dos principais métodos e práticas; Práticas vegetativas, edáficas e mecânicas; Atividades conservacionistas e de reabilitação de ambientes degradados pela erosão e pelo transporte e deposição de sedimentos.

3. Manejo conservacionista do solo e da água em Bacias Hidrográficas e Indicadores da qualidade do solo e da água em Bacias Hidrográficas.
Aspectos gerais; Principais indicadores qualitativos e quantitativos de qualidade; Características de indicadores; Análise e uso de indicadores para o manejo e conservação do solo e da água.

4. Recuperação de Bacias Hidrográficas com base no solo e na água.
Aspectos gerais; Principais problemas urbanos e rurais; Técnicas de recuperação; Práticas de manejo e conservação do solo e da água em bacias; Produção de água em bacias hidrográficas.


5. Bacia Hidrográfica como objeto de investigação.
Aspectos gerais; Conceito Físico de Bacia Hidrográfica, conceito Integral de BH e conceito de Bacia Hidrológica; A Bacia Hidrográfica como sistema e seus subsistemas; Bacia Hidrográfica como unidade de planejamento, gestão e co-gestão dos recursos naturais; Fatores chaves de interação distintos cenários de Bacias Hidrográficas; Manejo de recursos naturais em BH; Enfoque antrópico e socioambiental; O ciclo e os processos da gestão de BH; Estudos morfométricos de Bacias Hidrográficas; Hidrossedimentologia em
Bacia Hidrográficas; Erosão e sedimentação sob a ótica do ciclo hidrológico; Qualidade da água em BH; Ciclagem de nutrientes em BH; Práticas aplicadas ao manejo de BH; Zoneamento ambiental de BH; Práticas de manejo e conservação do solo e da água em
BH; Produção de água em BH; Legislação aplicada ao manejo de Bacias Hidrográficas.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
MANEJO E CONSERVAÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS Recursos Hídricos (Mestrado acadêmico)
MANEJO E CONSERVAÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS Recursos Hídricos (Doutorado)

Página gerada em 03/08/2025 07:30:10 (consulta levou 0,137634s)