Nome da Atividade
NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
CÓDIGO
23000314
Carga Horária
17 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
17
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
17

Ementa

A internacionalização de empresas: histórico e conceitos; principais teorias de internacionalização de empresas; estratégia internacional. Investimento estrangeiro direto e investimento direto no estrangeiro; comércio internacional e balanço de pagamentos; blocos econômicos. Estratégia global e estratégia a nível de negócios; modos de entrada no mercado internacional. Riscos e vantagens da atuação internacional. Compartilhamento de conhecimento e inovação em empresas multinacionais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Capacitar os alunos sobre a internacionalização de empresas, abordando histórico, conceitos, teorias principais, estratégias e modos de entrada no mercado internacional, além de discutir investimento estrangeiro direto, comércio internacional, blocos econômicos, riscos e vantagens da atuação global, e o papel da inovação e compartilhamento de conhecimento em empresas multinacionais.

Conteúdo Programático

A internacionalização de empresas: histórico e conceitos; principais teorias de internacionalização de empresas; estratégia internacional. (4h)

Investimento estrangeiro direto e investimento direto no estrangeiro; comércio internacional e balanço de pagamentos; blocos econômicos. (4h)

Estratégia global e estratégia a nível de negócios. (4h)

Modos de entrada no mercado internacional. Riscos e vantagens da atuação internacional. Compartilhamento de
conhecimento e inovação em empresas multinacionais. (5h)

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
NEGÓCIOS INTERNACIONAIS MBA Inovação,Tecnologia e Gestão de Novos Negócios (Especialização)

Página gerada em 12/08/2025 13:36:59 (consulta levou 0.150990s)