Nome da Atividade
INTRODUÇÃO À EPIDEMIOLOGIA GENÉTICA
CÓDIGO
D001104
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina visa a introduzir os alunos aos principais conceitos e aplicações de Epidemiologia Genética através do entendimento da variabilidade e estrutura do genoma humano, da genética populacional e de metodologias empregadas para identificação de genes de risco para as doenças em famílias e populações.
Objetivos
Objetivo Geral:
Gerais: Capacitar o aluno a reconhecer a importância da Epidemiologia Genética para oentendimento da etiologia das doenças mendelianas e complexas; Conhecer e reconhecer as diferentes estratégias e abordagens para identificação de fatores de risco genético; Interpretar o desenho experimental e os resultados de estudos já realizados
Específicos: Definir epidemiologia genética; Apresentar os conceitos básicos da epidemiologia genética; Apresentar os principais desenhos experimentais e as principais abordagens utilizados na epidemiologia genética para a identificação de genes relevantes a doenças; Apresentar processos demográficos e evolutivos de populações e sua relação com fenótipos de interesse epidemiológico; Descrever a relevância da epidemiologia genética para a saúde pública; Apresentar a epidemiologia genética na era genómica.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- NUSSBAUM, Robert L.; MCINNES, Roderick R.; WILLARD, Huntington F. Thompson & Thompson genética médica. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. 546 p.
- Strachan T. & Read AP. Genética Molecular Humana. 2ªed. Artes Médicas, Porto Alegre. 2013.
- Rothman K; Greenland S; Lash T. Epidemiologia Moderna. 3ª Ed. Artes Médicas, Porto Alegre, 2011
Bibliografia Complementar:
- Borges-Osório MR; Robinson MW. Genética Humana. 3ª Ed. Artes Médicas, Porto Alegre, 2013.