Nome da Atividade
CINEMA
CÓDIGO
05000034
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Compreensão do filme como obra autônoma, que articula aspectos que o definem como cultura de massa, arte e indústria. Elaboração de sistemas de abordagem do filme, processos de investigação das imagens em movimento, fílmicas e videográficas.
Objetivos
Objetivo Geral:
OBJETIVOS GERAISOportunizar aos alunos um conhecimento generalizado de cinema: seu código, seu posicionamento entre as artes e na área das artes visuais, capacitando-os assim, para o exercício de uma análise crítica da arte cinematográfica e possibilitando o reconhecimento do cinema como um dado cultural importante no exercício da comunicação humana.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar cinema como arte autônoma;
- reconhecer os elementos da linguagem cinematográfica;
- elaborar fichas técnicas e críticas de filmes;
- identificar as principais etapas da formação e desenvolvimento da linguagem cinematográfica e obras significativas realizadas em cada período;
- justificar o cinema como escritura visual;
- exercitar a leitura das imagens técnicas do cinema, entender as possibilidades expressivas do filme como obra estética;
- elaborar um roteiro escrito, utilizando os elementos da linguagem cinematográfica.
Conteúdo Programático
1- História do cinema
2- Cinema como arte autônoma
3- Cinema como arte múltipla e sincrética
4- Cinema como meio de comunicação e como produto da indústria cultural
5- O código cinematográfico
6- Etapas da produção de um filme: do roteiro à montagem
7- Apresentação do filme como obra aberta à construção de múltiplos sentidos
8- Integração de novas tecnologias: cinema, TV e vídeo
2- Cinema como arte autônoma
3- Cinema como arte múltipla e sincrética
4- Cinema como meio de comunicação e como produto da indústria cultural
5- O código cinematográfico
6- Etapas da produção de um filme: do roteiro à montagem
7- Apresentação do filme como obra aberta à construção de múltiplos sentidos
8- Integração de novas tecnologias: cinema, TV e vídeo
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1993. BAZIN, Andre. O cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991. BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 1986. COSTA, Antonio. Compreender o cinema. Rio de Janeiro: Globo, 1987.
- AGEL, Henri. Os grandes cineastas. São Paulo-. Loyola. 1981. ____, Henri. Estética do cinema. . Cultrix, 1982. ____, Honri. O cinema. Porto: Civilização, 1972. AMENGUAL, Barthelemy. Chaves do cinema Rio de Janeiro: Civilização, 1972. ARNHEIM, Rudolph. Arte e Percepção Visual. São Paulo: livraria Pioneira, 1984.
Bibliografia Complementar:
- LOTMAN, Yuri. Estética e semiótica do cinema. Lisboa: Estampa, 1978. METZ, Christian. A significação do cinema. São Paulo: Perspectiva, 1972.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
CINEMA | Artes Visuais (Bacharelado) |