Nome da Atividade
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III
CÓDIGO
05000174
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina visa desenvolver aptidões musicais tanto teóricas
quanto práticas, aguçando a percepção auditiva do aluno partindo de um
sólido aporte teórico.
quanto práticas, aguçando a percepção auditiva do aluno partindo de um
sólido aporte teórico.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo(s) Geral(ais):Propiciar ao aluno um crescente aprendizado teórico, contextualizandoo e praticando-o através de exercícios musicais, como solfejos e ditados
rítmicos e melódicos.
Objetivo(s) específico(s):
a) Abordar conteúdos teóricos imprescindíveis ao licenciando;
b) Aguçar a percepção auditiva do licenciando;
c) Colaborar para a futura prática docente do licenciando,
instrumentalizando-o com subsídios teóricos e práticos da arte musical,
contextualizando, invariavelmente, a teoria com a prática.
Conteúdo Programático
Conteúdo Teórico:
1- Revisão (sinais, acordes, cifragem, campo harmônico, tons vizinhos,
escalas menores)
2- Compasso composto
3- Transposição modal (maior p/ menor e vice-versa)
4- Cadências
5- Formação de acordes e inversões (tétrades)
6- Tons homônimos
7- Modos gregos
8- Transposição tonal/modal (tonal para modos gregos e vice-versa)
9- Campos harmônicos menores e modais
10- Cadências modais
Conteúdo Prático:
a) Solfejo Rítmico (Pozzoli 7ª a 10ª Série)
b) Solfejo Melódico (Em uma ou mais vozes, em tonalidades diversas e
modos diversos em clave de sol ou de fá)
c) Ditado Rítmico (Pozzoli até 10ª Série)
d) Ditado Melódico (Ton. Maiores, Menores e Modos Gregos)
e) Solfejos à primeira vista
f) Ditado de intervalos
1- Revisão (sinais, acordes, cifragem, campo harmônico, tons vizinhos,
escalas menores)
2- Compasso composto
3- Transposição modal (maior p/ menor e vice-versa)
4- Cadências
5- Formação de acordes e inversões (tétrades)
6- Tons homônimos
7- Modos gregos
8- Transposição tonal/modal (tonal para modos gregos e vice-versa)
9- Campos harmônicos menores e modais
10- Cadências modais
Conteúdo Prático:
a) Solfejo Rítmico (Pozzoli 7ª a 10ª Série)
b) Solfejo Melódico (Em uma ou mais vozes, em tonalidades diversas e
modos diversos em clave de sol ou de fá)
c) Ditado Rítmico (Pozzoli até 10ª Série)
d) Ditado Melódico (Ton. Maiores, Menores e Modos Gregos)
e) Solfejos à primeira vista
f) Ditado de intervalos
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- MED, Bohumil. Teoria da Música. 4ed. Brasilia: Musimed, 1996.
- MICHELS, Ulrich. Atlas de música, I. Madrid: Alianza Editorial, 1998.
- PAZ, Ermelinda A. 500 Canções Brasileiras. 2ed. Brasília: MUSIMED, 2010.
Bibliografia Complementar:
- GUEST, Ian. Harmonia – Método Prático 1. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006. GUEST, Ian.
- Harmonia – Método Prático 2. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006. MED,Bohumil. Solfejo. Brasilia: Musimed,1986
- _________. Ritmo. Brasilia: Musimed, 1986
- ZAMACOIS, Joaquim. Teoria da Musica. Barcelona: Editorial Labor, 1983.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III | Música (Licenciatura) |