Nome da Atividade
DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS
CÓDIGO
12000137
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Importância e fatores que norteiam o desenvolvimento de novos produtos.
Etapas e princípios para o desenvolvimento de novos produtos. Legislação e
procedimentos para o registro de um novo produto. Apresentação da proposta
de um novo produto ou de um produto tradicional com uma técnica nova.
Parecer da viabilidade de implementação efetiva da proposta.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver novos produtos alimentícios na forma de extensões de linha,
produtos com novo uso, com nova forma, reformulados e/ou inovadores
empregando os conhecimentos científicos, tecnológicos e de mercado
adquiridos no curso.

- Reconhecer a importância do desenvolvimento de novos produtos
- Distinguir os fatores que norteiam seu desenvolvimento
- Identificar as etapas de desenvolvimento de um produto novo
- Apresentar uma proposta teórica de um produto novo ou de um produto
tradicional com uma técnica nova
- Desenvolver a proposta de um novo produto em escala de laboratório
- Mostrar a viabilidade técnica de implementação do produto proposto

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 3.ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2011. 342p.
  • MACHADO, M. C.; TOLEDO, N. N. Gestão do processo de desenvolvimento de produtos: uma abordagem baseada na criação de valor. São Paulo: Atlas, 2008. 147 p. I
  • ROZENFELD, H.; FORCELINNI, F.A.; AMARAL, D.C.; TOLEDO, J.C.de; SILVA, S.L.; ALLIPRANDINI, D.H.; SCALICE, R.K. Gestão de desenvolvimento de produtos – uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006. 542p.

Bibliografia Complementar:

  • BARBOSA FILHO, A. N. Projeto e desenvolvimento de produtos. São Paulo: Atlas, 2009. 181p.
  • CRAWFORD, M. Gestão de novos produtos. 11. Porto Alegre AMGH 2016 1 Livro eletrônico HUTH, T. Organizing Cross-Functional New Product Development Projects: The Phase-Specific Effects of Organizational Antecedents. XVII, 185p. 2008. Livro eletrônico
  • MIGUEL, P. A. C. Implementação do QFD para o desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: Atlas, 2008. 166p.
  • PAHL, G. (et al). Projeto na engenharia: fundamentos do desenvolvimento eficaz de produtos: métodos e aplicações. 6. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2005. 411p.

Página gerada em 14/11/2024 23:27:30 (consulta levou 0,122486s)