Nome da Atividade
PROCESSAMENTO DE PETRÓLEO
CÓDIGO
15000487
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Introdução a Química Orgânica, Funções da Química Orgânica, A composição do Petróleo, Frações de Petróleo, Separação Física do Petróleo, Propriedade dos Fluidos de Petróleos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais): Habilitar o estudante a um melhor conhecimento da estrutura física do petróleo e seus fluidos, seja pela composição ou pelas diferentes propriedades, de forma a estabelecer relação entre esses fatores. Busca-se ainda uma visão geral das principais etapas de separação ou conversão na obtenção de produtos (frações e derivados) no refino de petróleos.

Objetivo(s) específico(s):
O aluno deverá entender:
- sobre a composição dos petróleos, sua estrutura física, seja com modelos moleculares e/ou modelos coloidais;
- suas frações, principais grupos de hidrocarbonetos e não-hidrocarbonetos, classificação, comportamento e propriedades;
- justificar as propriedades dos fluidos em função da composição relativa de hidrocarbonetos;
- conhecer as principais etapas físicas na separação dos petróleos e também as principais etapas químicas na conversão dos petróleos;

Conteúdo Programático

1) A química orgânica, o átomo de carbono, ligações químicas do carbono, hibridação, estabilidade química, a molécula de metano, representação, estrutura espacial, cadeias carbônicas, tipos de cadeias, etc.
2) Funções da química orgânica: alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, radicais, nomenclatura, hidrocarbonetos cíclicos, hidrocarbonetos aromáticos, funções oxigenadas, funções nitrogenadas, compostos com enxofre, propriedades dos compostos orgânicos, reatividade química, ponto de fusão, ponto de ebulição, calor de combustão.
3) O petróleo: composição, classes de hidrocarbonetos, saturados, parafinas, asfaltenos, aromáticos, naftênicos, resinas, impurezas, estabilidade, separação, classificação em função da composição, qualidade do petróleo;
4) Propriedades dos fluidos de petróleos: massa específica e grau API, separação SARA, fator de caracterização KUOP, curva de ebulição PEV, viscosidade, pressão de vapor REID, volatilidade, cristalização de parafinas, MON, RON, octanagem, ponto de fulgor, número de cetano, acidez total, acidez naftênica, poder calorífico, ponto de congelamento, ponto de névoa, ponto de entupimento, ponto de fluidez, teor de goma, período de indução, estabilidade a oxidação, compatibilidade de petróleos, início de precipitação de asfaltenos, parâmetro de solubilidade, corrosividade ao cobre, teor de água, teor de sais, ponto de fusão, temperatura de orvalho, temperatura de bolha, etc.
5) Frações do petróleo: gás de petróleo, GLP, gasolinas, naftas, querosene, óleo diesel, lubrificantes, resíduos, etc. Para cada fração será apresentada a faixa de ebulição, principais propriedades, etc.
6) Processamento Primário de Fluidos: Separação óleo/gás/água, tratamento do gás, remoção de emulsões, vasos separadores, etc.
7) Separações físicas, princípio de funcionamento da coluna de destilação atmosférica e da coluna de destilação a vácuo, esquemas de processamento, principais refinarias brasileiras, operações downstream, reações representativas dos processos de conversão química do petróleo.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Petróleo e Seus Derivados, Marco Antônio Farah. LTC;
  • Fundamentos de Refino do Petróleo, Szklo A., Uller V., C. Editora Interciência;
  • Introdução ao Refino do Petróleo, Mohammed et al., Editora Campus
  • Química Orgânica, Solomons, Volume 1. Livros Técnicos e Científicos Editora

Bibliografia Complementar:

  • Indústrias de Processos Químicos, R. N, Shereve e J.A Brink Jr. Editora Guanabara;
  • A química na produção de petróleo. Armando Mateus Pomini. Interciência

Página gerada em 14/11/2024 23:41:42 (consulta levou 0,114722s)