Nome da Atividade
ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I
CÓDIGO
0040009
Carga Horária
136 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina aborda a anatomia descritiva das estruturas musculoesqueléticas das principais espécies domésticas. Inclui conceito, ramos e subdivisão da anatomia macroscópica, método de estudo, divisão da unidade corporal, planos de secções e tangenciais. Considerações gerais sobre osteologia, artrologia e miologia, seguidos pela apresentação detalhada e topográfica dos ossos, articulações e músculos que formam a cabeça, pescoço, tórax, abdômen e membros torácico e pélvico. A abordagem é feita de forma comparada nas espécies eqüina, bovina, suína, ovina, canina e felina. Adicionalmente é visto a anatomia de chifres, cascos e garras, anatomia geral das aves, anatomia da orelha e anatomia do olho.

Objetivos

Objetivo Geral:

Gerais
A disciplina de anatomia dos animais domésticos I tem como objetivo geral proporcionar conhecimentos da estrutura musculoesquelética do corpo dos animais domésticos, proporcionando aos discentes de medicina veterinária, conhecimentos anatômicos do corpo dos animais que possa permitir uma melhor compreensão dos tópicos abordados em outras disciplinas a serem cursadas.
Específicos
1. Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos da estrutura do corpo dos animais, baseado na anatomia descritiva e topográfica, com algumas abordagens em anatomia comparada.
2. Que os alunos estejam aptos a reconhecer a forma, localização e interelações das diferentes estruturas músculo-esqueléticas que compõem o organismo, bem como estabelecer comparações entre as diferentes espécies animais.
3. Despertar no discente a importância prática da anatomia devida sua associação à clínica e pesquisa, tanto em laboratório quanto na literatura.
4. Estimular a participação ativa do discente nas aulas teórico-práticas através da exposição de peças anatômicas criodesidratadas e secas durante a exposição teórica do assunto.
5. Oportunizar aos discentes o convívio acadêmico com alunos monitores em aulas práticas para incentivar o hábito do estudo.
6. Realizar atividades teóricas e práticas de forma sincronizada para facilitar o aprendizado e sempre que possível, observar a interdisciplinaridade da formação acadêmica procurando, entre outros objetivos, desempenhar as atividades acadêmicas em sincronia com as demais disciplinas.
7. Proporcionar o complemento do conteúdo teórico através de aulas práticas expositivas e auxiliadas por roteiro prático, cabendo aos professores o papel de informar, correlacionar e fundamentar a importância do conhecimento adquirido e sua aplicação na medicina veterinária.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Página gerada em 28/03/2024 09:26:53 (consulta levou 0.053139s)