Nome da Atividade
F C CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS - AH, H, BC, AD(E)
CÓDIGO
0040070
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina terá um caráter prático envolvendo atividades práticas de Ensino, de Pesquisa, de Extensão e da Prestação de Serviços na disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos, de Produção e Silvestres.

Objetivos

Objetivo Geral:

Gerais
Oportunizar aos discentes dos cursos de graduação e pós-graduação atendidos pelo Departamento de Morfologia a oportunizar desempenhar atividades voltadas ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Prestação de Serviços através do acompanhamento da atividade docente na sua vivencia cotidiana. O presente plano visa o preparo prévio de peças e modelos didáticos para estudo com o intuito de melhorar o ensino-aprendizagem da Anatomia e também, promover o aprimoramento do conhecimento por parte dos acadêmicos, além de despertar o interesse pela docência e pela pesquisa
Específicos
O preparo de modelos anatômicos didáticos é imprescindível para o aprendizado da Anatomia, contudo necessita de treinamento tanto para a dissecação das estruturas em virtude de ser um trabalho que utiliza instrumental de uso cirúrgico como o domínio das diversas técnicas.
O estudo do conteúdo prático da disciplina de Anatomia envolve a dissecação prévia de modelos, que possibilitem a exposição e posterior identificação das estruturas para um melhor entendimento da topografia das regiões, que compõe o corpo animal. Há estruturas anatômicas que necessitam de preparação prévia, devido a dificuldade de dissecação, seja por sua localização, seja pela fragilidade de sua constituição, como os vasos linfáticos.
A angiologia, estudo dos vasos, arteriais e venosos, também requer dissecação prévia além de necessitar, muitas vezes, técnicas próprias por meio da injeção de substâncias no leito vascular como o látex corado, permitindo a visualização dos vasos e suas ramificações.
O preparo de ossos através da osteotécnica permite o recebimento de segmento corporal intacto e por meio da descarnadura, cocção e maceração, obter ossos livres de tecidos moles que revelem seus acidentes permitindo sua compreensão e o estudo das inserções musculares.
A esplancnologia, estudo das vísceras, requer da mesma forma, uma preparação cuidadosa com diversas técnicas para que os órgãos que formam os sistemas digestório, respiratório, urinário e genital possam ser apresentados para estudo.
O sistema nervoso, por sua constituição e conformação, constitui uma das estruturas anatômicas mais delicadas para a exposição, dissecação e preparação como também no manuseio por parte dos alunos.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • 1. ASHDOWN,R.R; DONE,S. Atlas colorido de anatomia veterinária – os ruminantes. São Paulo: Manole, 1987 2. ASHDOWN,R.R; DONE,S. Atlas colorido de anatomia veterinária – o eqüino. São Paulo: Manole, 1990. 3. CLAYTON,H.M.; FLOOD,P.F. Atlas colorido de anatomia aplicada dos grandes animais. 1ed. São Paulo: Manole, 1997. 4. DYCE,K.M.; SACK,W.O.; WENSING,C.J.G. Tratado de anatomia veterinária. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1990 5. SISSON,S.; GROSSMAN,J.D. Anatomia dos animais domésticos. Getty. 5ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. 2v.. 6. KÖNIG,H.E. ; LIEBICH, H. Anatomia dos Animais Domésticos – Texto e Atlas colorido. Porto Alegre: Artmed, 2002 2v. 7. POPESKO,P. Atlas de anatomia topográfica dos animais domésticos. São Paulo: Manole, 1985. 3v. 8. FRANDSON,R.D. LEE WILKE, W.; ANNA DEE FAILS. Anatomia e fisiologia dos animais de Fazenda. 6ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. 9. NOMINA ANATOMICA VETERINÁRIA. 5ed. International Commitee on Veterinary Gross Anatomical Nomenclature, 2012. 10. NOMENCLATURA ANATÔMICA VETERINÁRIA ILUSTRADA . 1ed. Univ. – Professor Dr. Oskar Schaller. Manole, 1999.

Bibliografia Complementar:

  • Não possui

Página gerada em 28/03/2024 23:21:55 (consulta levou 0.065604s)