Nome da Atividade
CURRÍCULO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL
CÓDIGO
0100312
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
0
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA EAD
0
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Introdução às Teorias do Currículo; Constituição dos Currículos e Programas de Matemática no Brasil; Políticas curriculares para a educação básica; Políticas curriculares para formação de professores.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral:
Estudar os conceitos de Currículo, de Políticas Curriculares, de desenvolvimento curricular, de programas e políticas de currículo e suas aproximações com a Educação Matemática.

Específicos:
- Explorar as teorias e concepções de currículo;
- Discutir sobre currículo, cultura e Educação Matemática;
- Considerar o desenvolvimento curricular, os programas, os documentos oficiais, os currículos e resistências.

Conteúdo Programático

- Conceito de currículo;
- Teorias e concepções de currículo;
- Currículo, cultura e Educação Matemática;
- Desenvolvimento curricular e Educação Matemática;
- Programas e políticas de currículo em documentos oficiais de Educação Matemática;
- Currículos e resistências.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GODOY, Elenilton Vieira; SILVA, Marcio Antonio da; SANTOS, Vinícius de Macedo (org.). Currículos de matemática em debate: questões para políticas educacionais e para pesquisa em educação matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2018.
  • SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
  • SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

Bibliografia Complementar:

  • LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
  • HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
  • KNIJNIK, Gelsa et al. Etnomatemática em movimento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
  • PIRES, Célia Maria Carolino. Matemática: currículos de matemática: da organização linear à idéia de rede. São Paulo: FTD, 2000

Página gerada em 19/03/2024 00:11:34 (consulta levou 0.245476s)