Nome da Atividade
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E NUMERAMENTO NOS ANOS INICIAIS
CÓDIGO
0100317
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
0
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
0
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Discussão sobre o significado e fundamentos da educação matemática nos anos iniciais. Estudo de métodos e práticas de ensino de Matemática nos anos iniciais. Análise de conteúdos de matemática previstos nos documentos oficiais. Tendências atuais e resultados de pesquisas em Educação Matemática. Discussão de temas ligados aos obstáculos epistemológicos e didáticos ligados ao ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais. Ensino de matemática integrado às práticas de alfabetização. Práticas de Numeramento no ensino de matemática.

Objetivos

Objetivo Geral:

Discutir aspectos relacionados à Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, contemplando métodos e práticas de ensino de Matemática, conteúdos previstos nos documentos oficiais para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais e a formação do professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais.

Analisar investigações em Educação Matemática nos Anos Iniciais que contemplem temas como: Tendências atuais e resultados de pesquisas em Educação Matemática; Obstáculos epistemológicos e didáticos ligados ao ensino e aprendizagem de Matemática.

Problematizar o papel da Alfabetização Matemática, do Ensino de Matemática integrado às práticas de Alfabetização, da Matemática e cotidiano, dos Letramentos Matemáticos e das Práticas de Numeramento.

Conteúdo Programático

1. Visão geral, significado e fundamentos da Educação Matemática nos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental
1.1. Métodos e práticas de ensino de Matemática nos Anos Iniciais
1.2. Conteúdos previstos nos documentos oficiais para o ensino de Matemática nos
Anos Iniciais
1.3. Formação do professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais
2. Investigações em Educação Matemática nos Anos Iniciais
2.1. Tendências atuais e resultados de pesquisas em Educação Matemática
2.2. Obstáculos epistemológicos e didáticos ligados ao ensino e aprendizagem de
Matemática
3. A Matemática dos Anos Iniciais e a Alfabetização
3.1. Alfabetização Matemática
3.2. Ensino de Matemática integrado às práticas de Alfabetização
4. Matemática e cotidiano
4.1. Letramentos Matemáticos
4.2. Práticas de Numeramento

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DANYLUK, Ocsana. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. 5. ed. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2015 (e-book).
  • FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis (org.). Letramento no Brasil: habilidades matemáticas – reflexões a partir do INAF – 2002. São Paulo: Global, 2004.
  • NACARATO, Adair Mendes, MENGALI, Brenda Leme da Silva e PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. São Paulo: Autêntica. 2019 (Recurso online – Biblioteca UFPel).

Bibliografia Complementar:

  • Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Cadernos de Apresentação e do 01 ao 08. Brasília: MEC, SEB, 2014.
  • MORETTI, Vanessa Dias e SOUZA, Neusa Maria. Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: princípios e práticas pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2015.
  • LOSS, Adriana Salete. Anos iniciais: metodologia para o ensino da Matemática. Curitiba: Appris, 2016.

Página gerada em 04/07/2022 08:18:21 (consulta levou 0.059480s)