Nome da Atividade
EXPRESSÃO VOCAL I
CÓDIGO
0140376
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina caracteriza-se por fornecer ao aluno uma experiência
técnico-vocal, que envolve respiração, apoio, relaxamento muscular
e exercícios progressivos de vocalização (projeção e ressonância).

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

- respiração;
- harmonização do tônus corporal;
- elementos básicos de anatomia do sistema fonador;
- articulação, consoantes e vogais;
- aquecimento vocal e emissão vocal;
- apoio e sustentação;
- experimentação vocal: produção sonora, não-verbal, línguas
inventadas, improvisação vocal, improvisação da fala, voz falada e
voz cantada;
- estruturas físicas e energias corporais para a ação vocal;
- ressonadores: vibração, voz-vibração e voz, identificação e
criação de diferentes vozes;
- cantos individuais e grupais: memória, emoção, presença e
contato.
- jogos e relações envolvendo voz e movimento.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALEIXO, Fernando. Corporeidade da voz: voz do ator. Campinas: Komedi, 2007. FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesiacorpórea do ator. Campinas: Unicamp, 2001. FORTUNA, Marlene. A performance da oralidade teatral. São Paulo: Anablume, 2000. GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987. KNÉBEL, María Ósipovna. La palabra en la creación actoral. Trad. do russo de Bibisharifa Jakimzianova y Jorge Saura. Madrid: Editorial Fundamentos, 2000. KUSNET, Eugenio. Ator e método. São Paulo - Rio de Janeiro: Hucitec e Instituto Brasileiro de Arte e Cultura, 1992. STEIN, Moira. Corpo e palavra: caminhos da fala do ator contemporâneo. Porto Alegre: Movimento & Edunisc, 2009. WERBECK-SVÄRDSTRÖM, Valborg. A escola do desvendar da voz. São Paulo: Antroposófica, 2001. ZEMLIN, Willard. Princípios de Anatomia e Fisiologia em Fonoaudiologia. Porto Alegre: ArtMed, 2005.

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