Nome da Atividade
EDU. USO ADEQ. TEMPO LIVRE:ÓCIO HUMA. CIDAD.
CÓDIGO
0140392
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2

Ementa

Elementos básicos para a compreensão do ócio humanista a partir
de suas fontes históricas e contemporâneas, a relação com
processos de formação humana e de cidadania.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

1. O que é ócio? Fontes históricas: Grécia, idade média,
moderna e pós-moderna;
2. Trabalho, tempo livre, mercado de consumo e ócio
humanista;
3. Ócio e educação: laços de comunhão e formação da
cidadania;
4. A sociedade de consumo, o individualismo e o ócio;
5. Diálogos entre arte, processos de educação, ética, direitos
humanos e ócio;

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARENDT, Hannah. A Condição Humana. 9º ed. Forense Universitaria. Rio de Janeiro. RJ. Brasil, 1999. BRUHNS, Heloísa Turini (org.). Introdução aos estudos do lazer. Editora Unicamp. Campinas, SP. Brasil, 1997. CHOMSKY, Noam. La (Des)Educación. Crítica. Barcelona. España, 2002. CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly; CUENCA, Manuel; BUARQUE, Cristovam; TRIGO, V. Ocio y Desarrollo. Documentos de Estudios de Ocio, nº 18. Universidad de Deusto, Bilbao. España, 2001. CUENCA CABEZA, Manuel. Ocio Humanista. Documentos de Estudios de Ocio, nº 16. Universidad de Deusto. Bilbao. España, 2000. DUARTE JR., Joao Francisco. O sentido dos sentidos. 2ª ed. Criar Edições. Curitiba. PR. Brasil, 2003 GUATTARI, Félix. As Três Ecologias. 6ª ed. Papirus. Campinas. SP. Brasil, 1997. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 3ª edição. DP&A editora. Rio de Janeiro. RJ. Brasil, 1999. MAY, Rollo. A Coragem de Criar. Rio de Janeiro:. Nova Fronteira , 1975.

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