Nome da Disciplina
INTRODUÇÃO A AGRONOMIA
CÓDIGO
0210025
Carga Horária
34 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A importância do setor agrário e do agronegócio. A formação do Engenheiro Agrônomo, suas principais áreas de atuação, habilidades e habilitações vinculadas ao curso. Desafios, prospectivas e oportunidades no mercado de trabalho. Histórico e evolução da agricultura. As problemáticas sociais, ambientais e científicas na produção de alimentos. O solo como base da produção agropecuária. Agricultura e meio ambiente. Aspectos evolutivos e a realidade atual da agricultura brasileira. Legislação que rege o exercício profissional, LDB 9394/1996, CES 01/2006, o funcionamento do sistema Confea/Crea, das Associações, Federações e Confederações.

Objetivos

Objetivo Geral:

Apresentar ao aluno ingressante a área de conhecimento da Ciência Agronômica, seus desafios, suas perspectivas e prospectivas de atuação, a formação e as áreas de atuação profissional, motivando-os para realização do curso de agronomia na busca da formação de profissionais e cidadãos competentes, conscientes e comprometidos.

 

Objetivos Específicos:

Oportunizar uma visão da realidade da agricultura e das cadeias produtivas do agronegócio.
Desenvolver uma consciência crítica a respeito de sua escolha profissional, de sua formação acadêmica, de seu papel e de seus compromissos na sociedade.
Estimular nos alunos, desde o início do curso, o anseio e a capacidade de investigação e de “aprender a aprender”.
Instigar os alunos a acessarem e interpretarem informações técnicas e expressar-se de maneira adequada.
Informar aos alunos, como estímulo, sobre a possibilidade de envolvimento com estágios, intercâmbios e bolsas em atividades de pesquisa e extensão.
Apresentar o sistema organizacional da UFPel, os recursos e a infraestrutura da Faculdade de Agronomia “Eliseu Maciel” e do Curso.
Integrar os alunos nas atividades acadêmicas, curriculares e extracurriculares, com vistas à sua formação integral, com espírito crítico e criativo.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 – Estrutura Administrativa da UFPel e da FAEM.
UNIDADE 2 – Estrutura Curricular do Curso.
UNIDADE 3 - Formação Profissional e Áreas de Atuação do Engenheiro Agrônomo.
UNIDADE 4 – O Exercício Profissional.
4.1. Atribuições profissionais.
4.2. Sistema CREA/CONFEA.
4.3. Legislação profissional e fiscalização inerentes ao exercício da profissão.
4.4. Código de ética profissional.
UNIDADE 5 – Histórico Evolutivo da Agricultura e Agricultura Contemporânea.
UNIDADE 5 – O Solo, a Água e suas Interações com a Produção Agropecuária.
UNIDADE 6 – O papel do Engenheiro Agrônomo no Contexto do Desenvolvimento Agrário.
UNIDADE 7 – Métodos de Elaboração de Relatórios Técnicos e Seminários.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • 1. Abboud. A. C. de S. Introdução à Agronomia. Interciência.2013 644p (8571933049)
  • 2. Mazoyer, Marcel, 1933-História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea Marcel Mazoyer, Laurence Roudart; [tradução de Cláudia F. Falluh Balduino Ferreira]. – São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: NEAD,2010.568p.
  • 3. Froehlich, J.M.; O perfil do Profissional em Ciências Agrárias na Agricultura Sustentável. Revista Ensino Superior . Brasília – ABEAS, v.14, n 2 1996.

Bibliografia Complementar:

  • 1. BRASIL. Lei 5.194, de 24 de dezembro de 1966.
  • 2. BRASIL. Resolução CNFEA 278, de 29 de junho de 1973.
  • 3. BRASIL. Resolução CONFEA 1.010, de 22 de agosto de 2005. Diário Oficial da União, Brasília, 30 de agosto. 2005 – Seção 1, p. 192 e 192.
  • 4.Silva, F.C. da; Costa L.F.de (Org) Mundo rural e política׃ ensaios interdisciplinares. Rio de Janeiro׃ Campus. 1988, 277p. (ISBN׃85-3520384-2)
  • 5. Szmrecsànyi, Tomás. Pequena História da Agricultura no Brasil. São Paulo, Contexto, 1977102p. (ISBN׃ 8585134631)

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