Nome da Atividade
FENOLOGIA DE CULTURAS ANUAIS E PERENES
CÓDIGO
0218080
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Entender os principais conceitos envolvidos em estudos do desenvolvimento vegetal. Apresentação das escalas de desenvolvimento das principais culturas agrícolas anuais e perenes. Descrição e análise dos critérios utilizados em cada escala de desenvolvimento e estudo dos principais fatores ecológicos que governam a taxa de desenvolvimento em cada fase do ciclo de desenvolvimento. Estudo de modelos matemáticos que podem ser empregados na simulação da data de ocorrência dos principais estágios de desenvolvimento e da taxa de emissão de folhas.

Objetivos

Objetivo Geral:

.

Conteúdo Programático

Unidade 1 – Importância e principais aplicações da fenologia.

Unidade 2 – Conceitos: Crescimento e desenvolvimento vegetal, estágio de desenvolvimento, fase de desenvolvimento, sub-período de desenvolvimento, tempo fisiológico, temperaturas cardinais, modelo, simulação, fitômero, filocrono, plastocrono.

Unidade 3 - Soma térmica
3.1 Métodos de cálculo da soma térmica.
3.2 Usos e limitações da metodologia da soma térmica.

Unidade 4 – Fotoperíodo
4.1 Cálculo do fotoperíodo.
4.2 Tempo fototérmico ou heliotérmico

Unidade 5 – Emissão de folhas
5.1 Importância como medida de tempo fisiológico
5.2 Conceito e estimativa do filocrono.

Unidade 6 – Escalas de desenvolvimento das principais culturas agrícolas anuais e perenes
6.1 Cereais de inverno (trigo, cevada, triticale) e de verão (milho e arroz).
6.2 Leguminosas de verão: feijão e soja.
6.3 Oleaginosas: girassol e canola.
6.4 Culturas de reprodução assexuada: mandioca, batata, morango e cana-de-açúcar.
6.5 Hortaliças: cucurbitáceas, solanáceas, aliáceas, brassicáceas, alface e ervilha.
6.6 Frutíferas: pessegueiro, macieira, videira, citros.

Unidade 7 – Simulação do desenvolvimento vegetal
7.1 Taxa de desenvolvimento vegetal.
7.2 Funções de resposta aos fatores abióticos temperatura e fotoperíodo.
7.3 Simulação da data de ocorrência dos principais estágios de desenvolvimento.
7.4 Simulação do aparecimento de folhas e do número final de folhas.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MONTEIRO, J.E. (org.) Agrometeorologia dos cultivos: o fator meteorológico na produção agrícola. Brasília: INNET, 2009, 530p.
  • HODGES, T. Predicting crop phenology. Boca Raton: CRC, 1991. 233 p.
  • PENNING de VRIES, F.W.T. et al. Simulation of ecophysiological processes of growth in several annual crops. Wageningen: Pudoc, 1989. 271p.

Bibliografia Complementar:

  • BISOGNIN, D.A.; STRECK, N.A. Desenvolvimento e manejo das plantas para alta produtividade e qualidade da batata. Itapetininga: Associação Brasileira da Batata, 2009. 30p.
  • COUNCE, P.A.; KEISLING, T.C.; MITCHELL, A.J. A uniform, objective, and adaptive system for expressing rice development. Crop Science, Madison, v.40, n.2, p. 436-443, 2000.
  • CUNHA, G. Lidando com riscos climáticos. Passo Fundo: Embrapa Trigo, 2004. 400p.
  • GOMES, A.S.; MAGALHÃES Jr, A.M. Arroz irrigado no Sul do Brasil. Brasilia: Embrapa Informação Tecnológica, 2004. 899p.
  • McMASTER, G.S.; WILHELM, W.W. Growing degree-days: One equation, two interpretations. Agricultural and Forest Meteorology, Amsterdam, v.87, p.291-300, 1997.
  • STRECK, N.A.; WEISS, A.; XUE, Q.; BAENZIGER, P.S. Improving predictions of developmental stages in winter wheat: A modified Wang and Engel model. Agricultural and Forest Meteorology, Amsterdam, v. 115, n.3-4, p.139-150, 2003.
  • STRECK, N.A. ; BOSCO, L.C.; LAGO, I. Simulating Leaf Appearance in Rice. Agronomy Journal, Madison, v.100, p. 490-501, 2008.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T2 2024 / 2 15 2 Sistemas de Produção Agrícola Familiar (Mestrado acadêmico)
Sistemas de Produção Agrícola Familiar (Doutorado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
ROBERTO TRENTIN
Professor responsável pela turma

EDGAR RICARDO SCHOFFEL
Professor Regente

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