Nome da Atividade
FÍSICA DO SOLO I
CÓDIGO
0238065
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Histórico, definições e objetivos da física do solo. Importância da física do solo na agricultura. Constituição física do solo. Relações Massa/volume. Granulometria do solo: natureza e propriedades dos colóides do solo, Superfície especifica; Dispersão, leis e fenômenos relacionados. Determinação da distribuição das partículas do solo por tamanho. Métodos da Pipeta e do Densímetro de Bouyoucos. Estrutura do solo: agregação e estabilidade de agregados. Compactação: causa e efeitos. Determinação da distribuição de tamanho e estabilidade de agregados. Noções básicas sobre consistência, temperatura e aeração do solo. Água no solo: Estrutura molecular da água, retenção e armazenamento; Potenciais e curva de retenção de água; Determinação da curva de retenção. Disponibilidade de água às plantas, Conceitos de capacidade de campo e do ponto de murcha permanente. Infiltração da água no solo. Movimento da água no solo. Determinações de atributos físicos do solo relacionados à água.

Objetivos

Objetivo Geral:

O aluno deverá adquirir conhecimento sobre as principais características e propriedades do solo, bem como suas determinações e relações com os principais processos físicos do solo e do meio ambiente, visando a qualidade do solo e a sustentabilidade agrícola. Especificamente serão abordados os seguintes assuntos: Histórico, definições e objetivos da Física do Solo; O solo como um sistema disperso, poroso e trifásico; Relações massa/volume; Granulometria do solo; Estrutura do solo; Consistência, temperatura e Aeração do solo e Água no solo (retenção, armazenamento, potenciais, curva de retenção, disponibilidade, infiltração e movimento).

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRADY N. C.; WEIL R.R. The Nature and Properties of Soils. Editora Prentice-Hall do Brasil, Ltda, Rio de Janeiro RJ. 2002, 890p.
  • HILLEL, O. Introdution to soil physics Academic Press, New York, 1980, 413p.
  • KLEIN, V.A. Física do solo. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2008, 212p.
  • REICHARDT, K.; TIMM L.C. Solo, Planta e Atmosfera: conceitos, processos e aplicações. Barueri/SP: Manole, 2004, 478p.

Bibliografia Complementar:

  • Van Lier Q. de J. (Ed.) Física do solo. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2010, 298p.
  • Artigos disponibilizados em periódicos diversos: Soil Science; Australian Journal of Soil Research; CATENA; Ciência Rural; European Journal of Soil Research; Geoderma; Journal of Soil and Water Conservation; Revista Brasileira de Ciência do Solo; Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental - AGRIAMBI; Pesquisa Agropecuária Brasileira; Soil Science Society of America Journal; Soil and Tillage Research; Scientia Agricola; dentre outros.
  • Tópicos especiais em ciência do solo, Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2009.

Página gerada em 28/03/2024 06:59:31 (consulta levou 0.057337s)