Nome da Disciplina
PATOLOGIA GERAL
CÓDIGO
03470001
Carga Horária
90 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina trata dos principais fenômenos patológicos básicos que explicam as etiopatogenias em doenças específicas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Embasar e instrumentalizar o acadêmico de odontologia com o conhecimento dos processos patológicos básicos, bem como dos aspectos epidemiológicos e determinantes sócio-econômico-culturais das doenças sistêmicas com manifestações bucais e/ou de importância no manejo do paciente na clínica odontológica.

 

Objetivos Específicos:

O aluno deve ser capaz de compreender a evolução e/ou comportamento clínico dos processos patológicos básicos: Compreender e identificar os processos patológicos gerais; Relacionar os processos patológicos gerais com suas características histopatológicas; Associar os processos patológicos com suas possíveis manisfestações clínicas, intra e extraorais.

Conteúdo Programático

Lesão e Morte Celular: Conhecer os fatores etiopatogenéticos de lesões e morte celular. Identificar as características histológicas das lesões celulares reversíveis e irreversíveis, bem como, suas conseqüências e implicações clínicas.
Alterações do Crescimento e Diferenciação Celular: Conhecer os processos patológicos que resultam em adaptações e alterações de morfodiferenciação celular. Identificar as diferentes alterações do crescimento e diferenciação celular.
Estudo geral das neoplasias: Conhecer a etiopatogenia das neoplasias. Identificar o comportamento biológico geral das neoplasias benignas e malignas.
Calcificações patológicas: Conhecer o metabolismo normal do cálcio no organismo humano. Relacionar as principais causas de hipocalcemia e hipercalcemia. Distinguir as características clínicas e histopatológicas, bem como os fatores etiopatogenéticos dos diferentes tipos de calcificação patológica.
Arterioesclerose: Conhecer os aspectos epidemiológicos, etiológicos e patogenéticos da ateroesclerose, bem como, suas complicações e conseqüências. Definir arterioesclerose e reconhecer histologicamente seus subtipos.
Perturbações Circulatórias: Conhecer a etiopatogenia das perturbações circulatórias que incluem a principal causa mortis por doença na população mundial. Conhecer as perturbações circulatórias de base, de caráter local e geral com suas possíveis implicações na saúde do paciente.
Inflamação e reparo: Conceituar inflamação. Conhecer os mecanismos primários de defesa, celulares e humorais, envolvidos na resposta inflamatória. Estabelecer a correlação entre os aspectos clínicos e histopatológicos com os processo inflamatórios agudos e crônicos. Descrever as etapas do processo de reparo em suas diferentes localizações, bem como, suas complicações e agentes modificadores.
Pigmentações patológicas: Conhecer e descrever as pigmentações patológicos, quanto à sua natureza e mecanismos de acúmulo e/ou produção. Identificar as características clínicas relacionadas às pigmentações endógenas e exógenas.
Diabetes Melito: Identificar as possíveis manifestações bucais da doença que possibilitam inclusive a identificação e diagnóstico da mesma pelo cirurgião-dentista.
Conhecer as complicações da doença da doença que podem interferir no tratamento
odontológico. Saber o manejo e protocolo de atendimento do paciente diabético.
Doenças do sangue: Conhecer as principais alterações hematológicas causadas por alterações qualitativas e quantitativas nos leucócitos, eritrócitos, plaquetas e fatores de coagulação. Identificar as características clínicas e laboratoriais destas entidades nosológicas. Reconhecer a importância da atuação do cirurgião-dentista no diagnóstico destas doenças e no manejo dos pacientes portadores destas enfermidades, bem como no encaminhamento de casos para outras especialidades médicas.
Imunopatologia: Conhecer os principais mecanismos do sistema imune envolvidos na etiopatogenia das doenças.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Apostila especialmente preparada pelos professores da disciplina a partir de diversos livros de Patologia Geral.

Bibliografia Complementar:

  • Cotran, Kumar & Robbins - Patologia Estrutural e Funcional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
  • Lopes, Chapadeiro, Raso e Tafuri. Bogliolo - Patologia Geral. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 5aed., 2013.
  • Rubin & Farber. Patologia. Rio de janeiro: Interlivros Edições Ltda., 1990.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M14 2019 / 2 26 25 Odontologia (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SANDRA BEATRIZ CHAVES TARQUINIO
Professor responsável pela turma

ADRIANA ETGES
Professor Regente

ANA PAULA NEUTZLING GOMES
Professor Regente

ANA CAROLINA UCHOA VASCONCELOS
Professor Regente

M23 2019 / 2 24 24 Odontologia (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
SANDRA BEATRIZ CHAVES TARQUINIO
Professor responsável pela turma

ADRIANA ETGES
Professor Regente

ANA CAROLINA UCHOA VASCONCELOS
Professor Regente

ANA PAULA NEUTZLING GOMES
Professor Regente

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PATOLOGIA GERAL Odontologia (Bacharelado)

Página gerada em 10/12/2019 14:43:15 (consulta levou 0.172949s)