Nome da Disciplina
UNIDADE DE PRÓTESE DENTÁRIA I
CÓDIGO
03480005
Carga Horária
150 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
10
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
10
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A Unidade de Prótese Dentária I propicia o estudo da reabilitação oral de pacientes edentados parciais e totais em duas etapas simultâneas: estudo de Próteses Parciais Fixas e Próteses Totais. Desta forma, estudar-se-á o emprego de técnicas para a Reabilitação Oral de desdentados parciais e totais. O conteúdo teórico de Prótese Parcial incluiu Introdução à prótese dentária; Prótese unitária para dentes anteriores e posteriores; Núcleos metálicos fundidos; Núcleos pré-fabricados; Dentes suportes, retentores e pônticos; Conectores; Provisórios em prótese parcial fixa (PPF); Cimentação em PPF; Oclusão. No conteúdo prático são contemplados Preparos com finalidade protética em manequim em PPF; Confecção de restaurações temporárias. O conteúdo teórico de Prótese Total inclui estudo da Anatomia e Fisiologia do desdentado total; Exame clínico; Superfície chapeável; Filosofias de Moldagem; Moldagem Preliminar; Moldagem Funcional; Ajuste dos Planos de Orientação e Relações Maxilo-maxilares; Montagem de dentes artificiais; Prova Estética e Funcional; Ceroplastia das Proteses Totais; Acrilização das Próteses Totais; Acabamento e Polimento das PTs; Remontagem; instalação, Ajuste e Proservação das PTs; Higienização de Próteses Totais e Motivação do paciente idoso. As atividades práticas correspondem à todas as etapas de confecção das próteses totais: Moldagem Preliminar, Confecção de moldeira individual, Demonstração de moldagem funcional, Confecção de placa articular, montagem dos modelos superior e inferior em articulador semi-ajustável, Montagem de dentes artificiais, Ceroplastia. Todos os procedimentos são pré-clínicos, realizados em manequins e modelos de gesso. Em todas as fases, os alunos aplicarão os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos nas disciplinas pré-requisito.

Objetivos

Objetivo Geral:

A Unidade de Prótese Dentária I propicia o estudo da reabilitação oral de pacientes desdentados parciais e totais em duas etapas simultâneas: Introdução ao Universo de Próteses Parciais Fixas, estudando o emprego de técnicas de restaurações em dentes extensamente destruídos e a construção de próteses unitárias e provisórias em laboratório. Tais procedimentos serão realizados em manequim. Em uma simultânea etapa, os alunos serão introduzidos ao universo das próteses totais, no qual procedimentos de moldagem, modelagem e relacionamento maxilo-mandibular serão abordados visando a reabilitação estética e funcional do paciente edentado através de próteses totais duplas ou imediatas. Finalmente, serão ministrados conteúdos de Oclusão afins às diferentes etapas. Em todas as fases, os alunos aplicarão os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na Unidade e Unidades afins, no atendimento de pacientes nas Clínicas da Unidade.

 

Objetivos Específicos:

a) Executar preparos dentários protéticos totais em dentes anteriores e posteriores;
b) Confeccionar as diferentes restaurações provisórias indiretas em dentes anteriores e posteriores que receberam preparos totais;
c) Abordar química-mecanicamente dentes extensamente destruídos e com tratamento endodôntico, preparando-os para receber restaurações protéticas;
d) Confeccionar moldagens e modelos de gesso de ambos maxilares, aptos para serem montados em articulador, com finalidade de diagnóstico em prótese parcial;
d) Confeccionar moldagens e modelos de gesso de ambos maxilares, aptos para serem montados em articulador, com finalidade de confeccionar prótese total;
e) Confeccionar placas base, montagem dos modelos em Articulador semiajustável, montagem de dentes artificiais e ceroplastia em prótese total.

Conteúdo Programático

Módulo de Prótese Parcial:
Princípios de preparo em Prótese Parcial Fixa:
Princípios Mecânicos: Retenção, Estabilidade e Resistência estrutural; Princípios Biológicos: Conservação da estrutura dental relação com o tecido de suporte; Princípios estéticos. Preparos para coroas totais em PPF. Preparos em dentes anteriores e preparos em dentes posteriores.
Provisórios em Prótese Parcial Fixa:
Características das restaurações provisórias: requisitos para proteção pulpar e periodontal, Técnicas de confecção.
Pinos Intrarradiculares e Núcleos de Preenchimento:
Indicação de núcleos para dentes polpados e despolpados, Preparo do remanescente coronário e conduto radicular, Características dos núcleos metálicos fundidos e técnicas de confecção. Características dos núcleos de preenchimento e técnicas de confecção.
Moldagem em Prótese Parcial Fixa
Métodos de retração gengival: meios mecânicos, químicos e mecanoquímicos; Materiais utilizados para moldagem e Técnicas de moldagem: uso de fio retrator e casquete de moldagem
Articulador
Finalidade dos articuladores, tipos, partes constituintes
Montagem em Articulador
Tomada do arco facial e montagem do modelo superior; Montagem do modelo inferior
Registros Oclusais
Registros oclusais que devem ser usados para realização do relacionamento maxilomandibular em diferentes casos de edentulismo parcial.
Oclusão
Posições mandibulares e movimentos mandibulares
Infra-estruturas em Prótese Parcial Fixa
Adaptação e ajuste de Infra-estruturas em PPF; Características desejáveis das infra-estruturas metálicas em PPF; tipos de desadaptações marginais e suas correções
Solda em Prótese Parcial Fixa
Conceito e Indicações; Tipos de soldas, características desejáveis da solda, fundamentos técnicos clínicos/laboratoriais de confecção da solda.
Avaliação estética e funcional em metalocerâmicas:
Aspectos que devem ser observados para que sejam realizados ajustes estéticos e funcionais em metalocerâmicas.
Módulo de Prótese Total:
Anatomia e Fisiologia do desdentado total: Anatomia Paraprotética. Processo de reabsorção óssea maxilar e mandibular. Modificações ósseas, musculares e de mucosa na superfície óssea protética maxilar e mandíbular. Aproximação da zona de influência protética; músculos paraprotéticos; zona anatômica de contorno.
Exame clínico: Histórico da perda dental e experiência protética. Tipo psicológico. Exame Físico: exame da face, exame da cavidade oral, características anatômicas da maxila, características anatômicas da mandíbula, estado das mucosas. Avaliação da Articulação Temporomandibular. Exame radiográfico.
Superfíciechapeável: Conceito e objetivos da delimitação da área chapeável. Áreas de reconhecimento na Maxila e mandíbula: Zona principal de suporte, zona secundária de suporte, zona de alívio, zona de selado periférico, zona de selado periférico posterior.
Filosofias de Moldagem : Histórico de Moldagens. Conceito de Moldagem: molde e modelo. Classificação de moldagens, superfície moldada, finalidade, técnica empregada. Definição de moldagem preliminar e de moldagem final. Tipos de moldeiras. Materiais de moldagem: materiais pesados, materiais de baixo escoamento (moldagem compressiva), materiais leves, materiais de alto escoamento (moldagem não compressiva). Finalidade da Moldagem. Estabilidade Vertical e Horizontal
Moldagem Preliminar: Definições. Objetivos da moldagem preliminar. Materiais utilizados. Vantagens e desvantagens. Indicações e contra-indicações. Passos clínicos para moldagem preliminar da maxila e mandíbula. Inspeção do molde. Defeitos comuns observados no molde. Obtenção de modelo de estudo. Características de um modelo ideal.
Moldagem Funcional: Finalidade. Confecção e ajuste de moldeira individual. Impressão do selado periférico: vedamento periférico, materiais utilizados, técnica para impressão do selado periférico superior e inferior. Moldagem funcional propriamente dita: materiais utilizados, técnica de moldagem e exame dos moldes superior e inferior. Testes de assentamento e travamento: posterior e anterior. Desinfecção do molde. Vazamento do molde: técnica de encaixotamento.
Placas Articulares: Finalidades. Técnica de Confecção e ajuste. Rodetes de cera. Montagem do modelo superior em Articulador.
Ajuste dos Planos de Orientação e Relações Maxilo-mandibulares: Comparação entre as relações intermaxilares em pacientes dentados e edêntulos. Plano oclusal e curvas de compensação. Finalidade dos planos de orientação. Confecção e ajuste do plano de orientação superior. Relações Maxilo-mandibulares de interesse para confecção de PT: Dimensão Vertical e Relação Centrica. Confecção do plano de orientação inferior, restabelecimento das relações intermaxilares, registro e montagem do modelo inferior em articulador semi-ajustável.
Montagem de dentes artificiais: Seleção dos dentes artificiais: forma, cor, tamanho. Posição relativa e montagem dos dentes superiores. Padrões de engrenamento dental. Posição relativa e montagem dos dentes inferiores.
Prova Estética e Funcional: Análise do restabelecimento do perfil do paciente e da posição dos dentes superiores anteriores. Avaliação da cor, tamanho e forma dos dentes artificiais. Conferencia da determinação da dimensão vertical e relação cêntrica.
Ceroplastia e Acrilização das Próteses Totais: Conceito. Objetivos. Forma e contorno de acidentes anatômicos da maxila. Forma e contorno lingual dos acidentes anatômicos da mandíbula. Características da ceroplastia dos tecidos moles na região adjacente a dentes anteriores e posteriores. Descrição da técnica. Processo de acrilização. Tipos de muflas. Procedimentos laboratoriais: Inclusão, Prensagem, Polimerização, Resfriamento, Demuflagem.
Acabamento e Polimento das PTs; Remontagem: Conceitos de Rugosidade, Abrasão e Polimento. Finalidades do abrasão e polimento. Tipos de abrasivos: abrasivos de acabamento, polimento e limpeza. Instrumentos necessários. Detalhes técnicos das fases de acabamento e polimento. Finalidade da Remontagem. Ajuste Oclusal em PT.
Instalação, Ajuste e Proservação das PTs: Análise da harmonia facial, relação cêntrica e da dimensão vertical nas dentaduras instaladas na boca do paciente. Procedimentos e etapas de instalação: inspeção interna, ajuste de bordos, ajuste interno da base e oclusal. Consultas de retorno para acompanhamento e manutenção do paciente.
Higienização de Próteses Totais e Motivação do paciente idoso: Importância de remoção do biofilme da prótese. Técnicas de limpeza e desinfecção. Motivação do idoso.
Prótese Total Imediata: Conceitos básicos, indicação, contra-indicação, técnica para confecção, instalação e acompanhamento.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Pegoraro L.F. Prótese Fixa. Editora: Artes Médicas, 1998. TellesD. Protese Total - Convencional e sobre Implantes. 1ed. São Paulo: Santos, 2009. Turano J.C. e Turano L.M. Fundamentos de Prótese Total. 8ed. São Paulo: Livraria Editora Santos, 2007.

Bibliografia Complementar:

  • APPLEGATE, OC. Elementos de protesis de dentaduras parcialesremovibles; trad. Horácio Martinez.Buenos Aires: Ed. Bibliográfica Argentina, 1959. BOUCHER, C.O.; JODSON C.H.; ZARB G. Protesis para el desdentado total. 7ed. Buenos Aires:Mundi,1977.610p. DAWSON, P.E. Avaliação, diagnóstico e tratamento dos problemas oclusais. Trad. José dos Santos Júnior e Washington Steagall. São Paulo: Livraria Editora Artes Médicas, l980. FIGUN, M.E.; GARINO, R.R. Anatomia odontológica funcional e aplicada. 2ed. São Paulo: Panamericana, 1989. 658p. HENDERSON, D.D.; STEFFEL,V.L.McCracken’s prótese parcial removível; 5 ed., São Paulo: Artes Médicas, 1979. JOHNSTON, J.F., PHILLPS, R.W., DYKEMA, R.W. A prótese de coroas e pontes na Prática atual. Trad. DioracyFonterrada Vieira. São Paulo: Atheneu, l964. KLIEMANN, C.; Oliveira, W. Manual de Prótese Parcial Removível. São Paulo, Ed. Santos, l999. MAINIERI, E.T.; RIVALDO. E.G. Prótese Parcial Removível. Porto Alegre, ed. Da Universidade, 1992. McGIVNEY, G.; CASTLEBERRY, D.J. Prótese Parcial Removível de McCracken, 8? ed., São Paulo: Artes Médicas, 1994. Cardoso A.C. O passo a passo da prótese sobre implantes, da 2ª ETAPA CIRÚRGICA À REABILITAÇÃO FINAL. Editora: SANTOS, 2005. Bottino M.A. ESTETICA EM REABILITACAO ORAL METAL FREE. Editora: Artes Médicas, 2001; Pegoraro L.F. Prótese Fixa. Editora: Artes Médicas, 1998. Teixeira L.M.S., Reher P., Reher V.G.S. Anatomia aplicada a Odontologia. 2ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. Zarb G.A., Bolender C.L. Tratamento protético para os pacientes edêntulos: próteses totais convencionais e implantossuportadas. 12 ed. São Paulo: Santos, 2006.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2019 / 2 25 23 Odontologia (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
11:40 - 12:30
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
11:40 - 12:30
RENATO FABRICIO DE ANDRADE WALDEMARIN
Professor Regente

NOELI BOSCATO
Professor Regente

CESAR DALMOLIN BERGOLI
Professor Regente

MATEUS BERTOLINI FERNANDES DOS SANTOS
Professor Regente

FERNANDA FAOT
Professor Regente

LUCIANA DE REZENDE PINTO
Professor Regente

GUILHERME BRIAO CAMACHO
Professor Regente

TATIANA PEREIRA CENCI
Professor responsável pela turma

M2 2019 / 2 25 18 Odontologia (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
11:40 - 12:30
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
CESAR DALMOLIN BERGOLI
Professor Regente

RENATO FABRICIO DE ANDRADE WALDEMARIN
Professor Regente

MATEUS BERTOLINI FERNANDES DOS SANTOS
Professor Regente

GUILHERME BRIAO CAMACHO
Professor Regente

FERNANDA FAOT
Professor Regente

LUCIANA DE REZENDE PINTO
Professor Regente

TATIANA PEREIRA CENCI
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
UNIDADE DE PRÓTESE DENTÁRIA I Odontologia (Bacharelado)

Página gerada em 22/01/2020 15:33:20 (consulta levou 0.177042s)