Nome da Atividade
PROFISSÃO DOCENTE:SER PROF/PROFESSORA HOJE
CÓDIGO
0350219
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Discutir questões relativas à história da profissão docente; analisar aspectos da identidade docente; refletir sobre a questão: como nos tornamos professores/as?; caracterizar os processos de formação docente, os saberes e as competências necessárias ao exercício da docência e que são norteadores da prática pedagógica; discutir as representações sociais e as imagens e auto-imagens da/na profissão docente; compreender os ciclos de vida profissional; analisar alguns problemas próprios do trabalho e da ação docentes.

Objetivos

Objetivo Geral:

A disciplina tem como objetivos principais: a) Discutir questões relativas à história da profissão docente; b) Analisar aspectos da identidade docente; c) Refletir sobre a questão: como nos tornamos professores/as?; d) Caracterizar os processos de formação docente, os saberes e as competências necessárias ao exercício da docência e que são norteadores da prática pedagógica; e) Discutir as representações sociais e as imagens e auto-imagens da/na profissão docente; f) Compreender os ciclos de vida profissional; g) Analisar alguns problemas próprios do trabalho e da ação docentes.

Conteúdo Programático

História da Profissão Docente
Identidade Docente
Ciclos da carreira docente
Saberes necessários à prática educativa

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
  • NÓVOA, António. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e vice-versa. In: FAZENDA, Ivani. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 2ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1997.
  • LÜDKE, Menga. Formação Inicial e construção da identidade profissional de professores de 1º grau. In: CANDAU, Vera (org.) Magistério: construção cotidiana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
  • HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: Vidas de professores. 2ª ed. Porto: Porto Editora, 1995
  • SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, António (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa. D. Quixote, 1995.
  • TARDIFF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria da Educação. Porto Alegre, nº 04, 1991.
  • ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre. Imagens e Auto-imagens. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
  • TEIXEIRA, Inês Castro. Os professores como sujeitos sócio-culturais. In: DAYRELL, Juarez. Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Ed. da UFMG, 1996.

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