Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO V - ENSINO FUND. E MÉDIO
CÓDIGO
0350244
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Reflexões teórico-práticas sobre as aprendizagens dos estágios supervisionados; organização de seminários; elaboração de relatório teórico-prático sobre os períodos de estágios.

Objetivos

Objetivo Geral:

1. Realizar, em conjunto com os professores dos ensinos fundamental e médio e dos orientadores de estágio, atividades de reflexão e crítica sobre os estágios supervisionados.
2. Organizar e executar, em conjuntos com os professores das escolas de ensinos fundamental e médio e dos orientadores de estágio, seminários de avaliação sobre os estágios supervisionados.
3. Elaborar relatório teórico-prático sobre as atividades de estágio.

Conteúdo Programático

1. Reflexões teórico-práticas sobre as aprendizagens dos estágios supervisionados;
2. Organização de seminários;
3. Elaboração de relatório teórico-prático sobre os períodos de estágios.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALVAREZ-MENDEZ, Juan Manuel. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: ARTMED, 2002.
  • CARRETERO, Mario. Construir y enseñar: las ciencias experimentales. Buenos Aires: Aique, 1996.
  • COLL, César e outros. Psicologia da Aprendizagem no Ensino Médio. Porto Alegre: ARTMED, 2003.
  • DAVIES, Nicholas. Legislação Educacional Federal Básica. São Paulo: Cortez, 2004.
  • DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
  • KAUFMAN, Miriam; FUMAGALLI, Laura. Enseñar Ciências Naturales. Buenos Aires: Paidós Educador, 1999.
  • LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Alirza S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
  • MORAES, Roque (org). Construtivismo e ensino de ciências. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.
  • POZO, J.I; GÓMEZ CRESPO, M.A. Aprender y enseñar ciencia. Madrid: Morata, 1998.
  • VEIGA, Ilma Alencastro (org). Projeto Político-Pedagógico da Escola. Campinas: Papirus, 1995.

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