Nome da Atividade
LEITURA DIRIGIDA
CÓDIGO
0358107
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3

Ementa

Ementa: Estudo sobre diferentes metodologias de pesquisa e análise de políticas educacionais, compreendendo os principais fundamentos e debates teórico-epistemológicos em desenvolvimento na consolidação do campo.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral: A Leitura Dirigida visa propiciar análise e reflexões sobre os fundamentos teórico-metodológicos que sustentam as pesquisas contemporâneas na área de políticas educacionais.

Específicos:
 Compreender os conceitos e concepções básicas que orientam as pesquisas em políticas educacionais;
 Evidenciar as abordagens metodológicas e procedimentos investigativos que propiciam a compreensão das políticas, desde a formulação até a materialidade;
 Discutir quanto as diferentes concepções e abordagens de metodologias de análise
 Relacionar os temas em discussão com os problemas e temas de interesse de pesquisa dos alunos.

Conteúdo Programático

Apresentação da disciplina, discussão do programa, organização das leituras e das temáticas


I A pesquisa em políticas educacionais

Artigo 1: SCHNEIDER, Marilda Pasqual. Pesquisa em política educacional: desafios na consolidação de um campo. In: Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, 19(1):5-13, jan./abr., 2014.





II Abordagens teórico-metodológicas


Artigo 2: MAINARDES, J; FERREIRA, Márcia; TELLO, César. Análise de políticas: Fundamentos e principais debates teórico‑metodológicos. In: BALL, S. J.; MAINARDES, J. Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. (Viviane)


Artigo 3: MAINARDES. J. A pesquisa sobre política educacional no Brasil: análise de aspectos teórico-epistemológicos. In: EDUR • Educação em Revista. n. 33, 2017. (Michele)


Artigo 4: JACOMINI, Márcia Aparecida, EVANGELISTA DA CRUZ, Rosana, MENDES, Valdelaine da Rosa. Tendências metodológicas nas pesquisas em políticas educacionais (2000-2010): análise de procedimentos/técnicas de coleta e análise de dados. In: Revista Educação e Cultura Contemporânea, volume 16, número 46, 2019 (Rafael)



II. Metodologias de análise


Artigo 5: SHIROMA, Eneida Oto; CAMPOS, Roselane Fátima; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. In: PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 427-446, jul./dez. 2005. (Michele)




Artigo 6: WACHOWICZ, Lílian Anna. A dialética na pesquisa em educação. In: Revista Diálogo Educacional - v. 2 - n.3 - p. 171-181 - jan./jun. 2001 (Verônica)



11/06 oficina sobre análise de conteúdo (Fátima)




GONÇALVES, Anderson Tiago Peixoto. Análise de conteúdo, análise do discurso e análise de conversação: estudo preliminar sobre diferenças conceituais e teórico-metodológicas. In: Administração: Ensino e Pesquisa, Rio De Janeiro V. 17 nº 2, p. 275–300 Mai Jun Jul Ago 2016 (Flávia)



Leituras complementares:



ALVES Dáfni; FIGUEIREDO FILHO Dalson; HENRIQUE Anderson. O Poderoso NVivo: uma introdução a partir da análise de conteúdo. In: Revista Política Hoje - 2a Edição - Volume 24 - p. 119-134, 2015.

CARSPECKEN, Phil Francis. Pesquisa Qualitativa Crítica: conceitos básicos: In: Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n.2, p. 395-424, maio/ago 2011.

MARCONDES, Nilsen Aparecida Vieira; BRISOLA, Elisa Maria Andrade. Análise por triangulação de métodos: um referencial para pesquisas
Qualitativas. In: Revista Univap, São José dos Campos-SP-Brasil, v. 20, n. 35, jul.2014.


MULLER, Pierre, SUREL, Yves. A Análise das Políticas Públicas /; [traduzido por] Agemir Bavaresco, Alceu R. Ferraro. - Pelotas: Educat, 2002.

SOUZA, Ângelo Ricardo A pesquisa em políticas educacionais no Brasil: De que estamos tratando? Práxis Educativa (Brasil), vol. 9, núm. 2, julio-diciembre, 2014, pp. 355-367




1º encontro
19/03




2º encontro
26/03






3º encontro
09/04




4º encontro
23/04



5º encontro
07/05








6º encontro
21/05





7ª encontro
04/06



8º encontro
18/06



9º encontro
25/06





















Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MAINARDES, J; FERREIRA, Márcia; TELLO, César. Análise de políticas: Fundamentos e principais debates teórico‑metodológicos. In: BALL, S. J.; MAINARDES, J. Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. (Viviane) MAINARDES. J. A pesquisa sobre política educacional no Brasil: análise de aspectos teórico-epistemológicos. In: EDUR • Educação em Revista. n. 33, 2017. JACOMINI, Márcia Aparecida, EVANGELISTA DA CRUZ, Rosana, MENDES, Valdelaine da Rosa. Tendências metodológicas nas pesquisas em políticas educacionais (2000-2010): análise de procedimentos/técnicas de coleta e análise de dados. In: Revista Educação e Cultura Contemporânea, volume 16, número 46, 2019. SHIROMA, Eneida Oto; CAMPOS, Roselane Fátima; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. In: PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 427-446, jul./dez. 2005. WACHOWICZ, Lílian Anna. A dialética na pesquisa em educação. In: Revista Diálogo Educacional - v. 2 - n.3 - p. 171-181 - jan./jun. 2001. GONÇALVES, Anderson Tiago Peixoto. Análise de conteúdo, análise do discurso e análise de conversação: estudo preliminar sobre diferenças conceituais e teórico-metodológicas. In: Administração: Ensino e Pesquisa, Rio De Janeiro V. 17 nº 2, p. 275–300 Mai Jun Jul Ago 2016 (Flávia) SCHNEIDER, Marilda Pasqual. Pesquisa em política educacional: desafios na consolidação de um campo. In: Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, 19(1):5-13, jan./abr., 2014.

Bibliografia Complementar:

  • ALVES Dáfni; FIGUEIREDO FILHO Dalson; HENRIQUE Anderson. O Poderoso NVivo: uma introdução a partir da análise de conteúdo. In: Revista Política Hoje - 2a Edição - Volume 24 - p. 119-134, 2015. CARSPECKEN, Phil Francis. Pesquisa Qualitativa Crítica: conceitos básicos: In: Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n.2, p. 395-424, maio/ago 2011. MARCONDES, Nilsen Aparecida Vieira; BRISOLA, Elisa Maria Andrade. Análise por triangulação de métodos: um referencial para pesquisas Qualitativas. In: Revista Univap, São José dos Campos-SP-Brasil, v. 20, n. 35, jul.2014. MULLER, Pierre, SUREL, Yves. A Análise das Políticas Públicas /; [traduzido por] Agemir Bavaresco, Alceu R. Ferraro. - Pelotas: Educat, 2002. SOUZA, Ângelo Ricardo A pesquisa em políticas educacionais no Brasil: De que estamos tratando? Práxis Educativa (Brasil), vol. 9, núm. 2, julio-diciembre, 2014, pp. 355-367

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
01 2024 / 1 10 2 Educação (Doutorado)
Educação (Mestrado acadêmico)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
SEG19:00 - 19:50
MARIA CECILIA LOREA LEITE
Professor responsável pela turma

Página gerada em 29/03/2024 07:45:03 (consulta levou 0.062852s)