Nome da Atividade
APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS
CÓDIGO
0360236
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudar aspectos cognitivos, afetivos e sociais que interferem e potencializam o processo de aprendizagem nas fases da pré-adolescência e adolescência, que constituem outras subjetividades, na atualidade. Objetiva-se visibilizar a interferência e os efeitos, de alguns dispositivos midiáticos utilizados por pré-adolescentes e adolescentes que introduzem novos “hábitos” cotidianos, instituindo outros modos de cognição e inter-relação, no contemporâneo; bem como disponibilizar, ao professor em formação subsídios de intervenção na sala de aula, através de jogos psicodramáticos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Capacitar o aluno a aplicar os conhecimentos da Psicologia.
Relacionar as teorias psicológicas com a educação.
Refletir sobre a relação professor/aluno.
Aprofundar conhecimentos sobre a etapa da pré- adolescência e adolescência.

Conteúdo Programático

Aprendizagem:
- Aprendizagens intermediadas pela mídia:variáveis individuais e sociais que interferem na aprendizagem
- Teoria Psicodramática
- Psicodrama Psicopedagógico
- Jogos Dramáticos
Adolescência:
-. Desenvolvimento emocional
-. Desenvolvimento cognitivo
- Socialização (os grupos de amigos, a família, a mídia, etc)
Adolescência x Escola:
- Aspectos gerais
- Produção de Subjetividade Capitalística e Escola e suas interferências na aprendizagem.
- Interações professor x aluno:
- Influência educativa da mídia na aprendizagem: linguagem escrita dos e-mails, torpedos celulares, msn, as programações da TV, as músicas, os jogos virtuais, ORKUT, Gazzag, etc
Alguns “distúrbios de comportamentos” que afetam no processo de aprendizagem
- Violência e Agressividade
- Transtornos Alimentares e físico (anorexia, bulimia, obesidade, vigorexia...)
- Sexualidade (gravidez, AIDS...)
- Drogas e Depressão

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AGUIAR, Moisés. Teatro Espontâneo e Psicodrama. São Paulo: Agora, 1998. 150p.
  • BECKER, F. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Paixão de Aprender. Porto Alegre, v. 5, p.18-23, 1993.
  • BIAGGIO, Angela M. B. Psicologia do Desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1975.
  • BOCK, Ana M. B., FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria L. T. Psicologias uma Introdução ao Estudo de Psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

Bibliografia Complementar:

  • COLL, César, PALACIOS, Jesus, MARCHESI, Álvaro (orgs.). Desenvolvimento Psicológico e Educação – Psicologia Evolutiva. Trad. Marcos A. G. Domingues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
  • DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. Rio de Janeiro: Ed.34, 1997.
  • DELEUZE, Gilles. (1972-1990) Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Ed.34, 1996a
  • DELEUZE, G., GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 2. São Paulo: Ed. 34, 1995
  • DÍAZ, Ester. Michel Foucault: los modos de subjetivación. Buenos Aires: Almagesto, 1993. 85p
  • FALCÃO, Gérson Marinho. Psicologia da Aprendizagem. 10 ed. São Paulo: Editora Ática, 2001
  • FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1977
  • FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder 6.ed. Rio de Janeiro: Graal, 1986. 295p
  • FRANCISCO FILHO, Geraldo. A Psicologia no Contexto Educacional. Campinas: Editora Átomo, 2002.
  • MARTINS, João Batista. Psicologia e Educação – Tecendo Caminhos. São Carlos: Rima, 2002.
  • MONTEIRO, F. Regina. Jogos dramáticos. 3ªed. São Paulo: Agora, 1994.110p.
  • MONTEIRO, F. Regina. (Org.) Técnicas Fundamentais do Psicodrama. São Paulo: Agora, 1993.170p.
  • MORENO, J. L. Psicodrama. 12ªed. São Paulo: Cultrix, 1997. 492p.
  • MORENO, J. L. Fundamentos do Psicodrama. São Paulo: Summus, 1983. 254p
  • PATTO, Maria Helena Souza Patto (org.). Introdução à Psicologia Escolar. 2 ed., São Paulo: T.A. Queiroz, Editor, Ltda., 1991.
  • PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. Trad. Maria Alice Magalhães D’ Amorim. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária Ltda., 1986.
  • PINTO, Gerusa R., RIBEIRO, Lourdes E. O Real do Construtivismo – Práticas Pedagógicas e Experiências Inovadoras. 10 ed. Belo Horizonte: Editora Fapi Ltda., v. 1, sd.
  • WITTER, Geraldina Porto, LOMÔNACO, José Fernando Bitencourt. Psicologia da Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1984.
  • RAPPAPORT, Clara R. (et al). Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: EPU, v. 1, 2, 3, 4, 1981-1982.
  • ROSA, Merval. Psicologia Evolutiva. Petrópolis: Vozes, v.1, 2, 3, 4, 1986.
  • SALVADOR, Coll César e outros. Psicologia do Ensino. Trad. Cristina Maria de Oliveira. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2000.
  • SALVADOR, Coll César e outros. Psicologia da Educação. Trad. Cristina Maria de Oliveira. Porto Alegre: ARTMED Editora, 1999
  • SHEEHAN, Elaine. Ansiedade, fobias e síndrome do pânico – esclarecendo dúvidas. São Paulo: Ágora, 1996.
  • TANAMACHI, Elenita, PROENÇA, Marilene, ROCHA, Marisa (org.) Psicologia e Educação – desafios teóricos-práticos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.
  • TIBA, Içami. Disciplina: limite na medida certa. 6 ed. São Paulo: Editora Gente, 1996.
  • TIBA, Içami. Puberdade e adolescência –Desenvolvimento Biopsicossocial. 3 Ed: São Paulo, Agora, 1985.
  • VIGOTSKII, L. S., LURIA, A. R., LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. 3 ed. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
  • http://www.bullying.com.br
  • www.educacional.com.br/reportagens/bullying/default.asp
  • www.abcdocorposalutar.com.br/artigo.php?codArt=506
  • http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u18582.shtml
  • http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u12552.shtml

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