Nome da Atividade
DIREITO PROCESSUAL CIVIL COMPARADO
CÓDIGO
04810045
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Anual
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Direito comparado e método. O processo civil na Common Law: os casos da Inglaterra e Estados Unidos. O processo nos países romano-germânicos: os casos da Alemanha, França e Itália, bem como o processo civil na Península Ibérica. O processo civil na América Latina.

Objetivos

Objetivo Geral:

Habilitar os discentes a compreender e elaborar análises relativas ao Direito Processual Civil Comparado, ao conhecer ordenamentos e instituições jurídicas estrangeiras, bem como seu funcionamento, enfatizando diferenças e semelhanças em relação ao Brasil, bem como ilustrando que os contextos e mentalidades influem no funcionamento das instituições jurídicas, o que significa que nem sempre importar uma instituição jurídica servirá para resolver um problema doméstico, é apenas parte de um processo. Capacitar os discentes em Direito Processual Civil Comparado, ao conhecer autores, doutrinas, livros e legislações de países de grande importância para o Direito Processual Civil brasileiro. Estimular um espírito crítico-reflexivo nos alunos e aproximar o estudante da produção científica na área, dando-lhe também condições de analisar criticamente essa mesma produção. Comparar as formas com que os Estados atuam para solucionar conflitos entre os cidadãos, que podem ir de soluções judiciaristas a estimular opções  alternativas de resolução de conflitos. Chamar a atenção para o fato de que o Direito Processual Civil é algo dinâmico, mutável, em permanente modificação, e que há uma constante disputa pela significação de seu conteúdo nos países estudados, e que o seu contorno é dado de acordo com as necessidades do seu contexto de vigência. Estimular nos discentes a percepção de que as doutrinas e legislações, ainda que aparentemente iguais no papel, funcionam de forma muito diferente de acordo com seu contexto de compreensão, interpretação e aplicação.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GRINOVER, Ada Pellegrini; CALMON FILHO, Petronio. Direito processual comparado. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, Brasília: Instituto Brasileiro de Direito Processual, 2008.
  • SOARES, Carlos Henrique; DIAS, Ronaldo Brêtas de Carvalho (Coords.). Direito Processual Civil Latino Americano. Belo Horizonte: Arraes, 2013.
  • TARUFFO, Michele. Processo civil comparado: ensaios. Apresentação, organização e tradução de Daniel Mitidiero. São Paulo: Marcial Pons, 2013.
  • TARUFFO, Michele; MITIDIERO, Daniel. A Justiça Civil - da Itália ao Brasil, dos Setecentos a Hoje. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2018.
  • WOO, Margaret Y.K.; VAN RHEE, Cornelis H. Comparative Civil Procedure. Cheltenham: Edward Elgar Publishing, 2025.

Bibliografia Complementar:

  • BENEDUZI, Renato. Introdução ao Processo Civil Alemão. Salvador: Jvspodium, 2015.
  • CADIET, Loïc. Perspectiva Sobre a Justiça do Sistema Civil Francês. Seis Lições Brasileiras. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2017.
  • ESQUIROL, Jorge Luis. Ficções do Direito Latino-Americano. São Paulo: Saraiva, 2016.
  • GOLDMAN, David B. Globalisation and the Western Legal Tradition. Recurring Patterns of Law and Authority. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.
  • KELLY, J. M. A Short History of Western Legal Theory. Oxford: Clarendon Press, 1992.
  • SILVA, Octacilio Paula. Direito Processual Comparado: estudo jurídico-pragmático das mais diversas jurisdições em todo o mundo. São Paulo: LTr, 2012.

Página gerada em 09/05/2025 16:43:00 (consulta levou 0.082555s)