Nome da Atividade
ARTE E REPRESENTAÇÕES SOBRE CRIME, CONTROLE E PUNIÇÃO
CÓDIGO
04820032
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Anual
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudar a arte e as representações sobre crime, controle e punição, utilizando como ferramenta de análise de novelas, filmes, documentários, cenários de arte em geral, como pinturas em telas e outras manifestações de ordem estética ou comunicativa.
Objetivos
Objetivo Geral:
A presente disciplina pretende construir o aprendizado em torno de perspectivas críticas sobre crime, controle e punição tendo como referência a literatura, como novelas, filmes, documentários, cenários de arte em geral, como pinturas em telas e outras manifestações de ordem estética ou comunicativa.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CARVALHO, Salo de. Antimanual de criminologia. 8. ed. São Paulo: Saraiva Jur, 2024.
- CHIES, Luis Antônio Bogo. Prisão e estado: a função ideológica da privação de liberdade. Pelotas: Educat, 1997.
- ELBERT, Carlos Alberto. Manual básico de criminologia. Porto Alegre: Ed. Ricardo Lenz, 2003.
- FERNANDES, Newton; FERNANDES, Valter. Criminologia integrada. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.
Bibliografia Complementar:
- BOHNSACK, Ralf. A interpretação de imagens e o método documentário. Sociologias, Porto Alegre, ano 09, n. 18, p. 286-311, jun-dez, 2007.
- COLAÇO, Thais; DAMÁZIO, Eloise da Silveira Petter. Novas perspectivas para a antropologia jurídica na América Latina: o direito e o pensamento decolonial. Florianópolis: FUNJAB, 2012.
- FOUCAULT, Michel. A Verdade e as Formas Jurídicas. 4. ed. Rio de Janeiro: NAU, 2013.
- OLIVO, Luis Carlos Cancellier de (org). Novas contribuições à pesquisa em direito e literatura. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2010.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ARTE E REPRESENTAÇÕES SOBRE CRIME, CONTROLE E PUNIÇÃO | Direito (Bacharelado) |