Nome da Atividade
EXPRESSÃO VOCAL II
CÓDIGO
05000277
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Exploração prática da expressividade vocal a partir de monólogo, diálogo, canto e outras sonoridades não verbais. Elaboração de roteiros de exercícios e aquecimentos vocais visando sua aplicação em sala de aula.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Aprofundar a experimentação vocal, ampliando a consciência dos aspectos psicofísicos envolvidos;
- Provocar e desafiar ao uso inusitado da voz, rompendo padrões vocais fixos;
- Ampliar as possibilidades expressivas da voz, através dos ressonadores e de energias arquetípicas; criação e mimese de vozes diferentes;
- Exercitar a composição vocal e corporal a partir de um texto escolhido;
- Exercitar diferentes processos de integração do texto na ação físico-vocal do performer;
- Exercitar o planejamento e a condução de sequências de exercícios, de aquecimento e práticas vocais, com a turma, em sala de aula.

 

Objetivos Específicos:

- aprofundar a experimentação vocal, ampliando a consciência dos
aspectos psicofísicos envolvidos;
- provocar e desafiar ao uso inusitado da voz, rompendo padrões
vocais fixos;
- ampliar as possibilidades expressivas da voz, através dos
ressonadores e de energias arquetípicas; criação e mimese de
vozes diferentes;
- exercitar a composição vocal e corporal a partir de um texto
escolhido; exercitar o processo de integração corpo-voz;

Conteúdo Programático

- Respiração: aquecimento corporal e respiração completa, respiração como elemento expressivo;
- Corpo energético e vibratório, impulsos físicos para a voz, ressonância e irradiação;
- Apropriação de estrutura física para a voz, com desenvolvimento de repertório de vozes, nos diferentes ressonadores;
- Experimentações e relações usando a totalidade corpo-voz, sons não verbais, fala improvisada;
- Técnicas do canto: afinação, melodia, ritmo, altura, intensidade e projeção;
- Composição de partitura de ações físicas, corporais e vocais, com ênfase no processo de sua integração, a partir do texto escolhido.
- Conhecimento e análise de situações pedagógicas: aulas simuladas, estudos de caso, relatos de professores, produção de material pedagógico etc.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARBA, Eugenio e SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator. Trad. Luís Otávio Burnier. Campinas: Unicamp, 1995.
  • BURNIER, Luis Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. São Paulo: Unicamp, 2001.
  • GAYOTTO, Lúcia Helena. Voz: partitura da ação. São Paulo: Summus, 1997.
  • GROTOWSKI, J. e FLASZEN, L.. O teatro laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva: SESC, 2007.
  • BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2002.

Bibliografia Complementar:

  • MALLETA, Ernani. Voz, música e cena teatral: o trabalho de Francesca Della Monica. Memória Digital Abrace: 2010.
  • NOVARINA, Valére. Diante da palavra. Rio de Janeiro: 7 letras, 2003.
  • VARLEY, Júlia. Pedras d’água: bloco de notas de uma atriz do Odin Theatret. Brasília: Teatro Caleidoscópio, 2010.
  • SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo, Ed. Unesp, 1991.
  • SPRITZER, Mirna. Ator e palavra: práticas da vocalidade. Memória digital Abrace: 2010.
  • STEIN, Moira. Corpo e palavra: caminhos da fala do ator contemporâneo. Porto Alegre: Movimento & Edunisc, 2009.

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