Nome da Atividade
EXPRESSÃO VOCAL II
CÓDIGO
05000277
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Exploração prática da expressividade vocal a partir de monólogo, diálogo, canto e outras sonoridades não verbais. Elaboração de roteiros de exercícios e aquecimentos vocais visando sua aplicação em sala de aula.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Aprofundar a experimentação vocal, ampliando a consciência dos aspectos psicofísicos envolvidos;- Provocar e desafiar ao uso inusitado da voz, rompendo padrões vocais fixos;
- Ampliar as possibilidades expressivas da voz, através dos ressonadores e de energias arquetípicas; criação e mimese de vozes diferentes;
- Exercitar a composição vocal e corporal a partir de um texto escolhido;
- Exercitar diferentes processos de integração do texto na ação físico-vocal do performer;
- Exercitar o planejamento e a condução de sequências de exercícios, de aquecimento e práticas vocais, com a turma, em sala de aula.
Objetivos Específicos:
- aprofundar a experimentação vocal, ampliando a consciência dosaspectos psicofísicos envolvidos;
- provocar e desafiar ao uso inusitado da voz, rompendo padrões
vocais fixos;
- ampliar as possibilidades expressivas da voz, através dos
ressonadores e de energias arquetípicas; criação e mimese de
vozes diferentes;
- exercitar a composição vocal e corporal a partir de um texto
escolhido; exercitar o processo de integração corpo-voz;
Conteúdo Programático
- Respiração: aquecimento corporal e respiração completa, respiração como elemento expressivo;
- Corpo energético e vibratório, impulsos físicos para a voz, ressonância e irradiação;
- Apropriação de estrutura física para a voz, com desenvolvimento de repertório de vozes, nos diferentes ressonadores;
- Experimentações e relações usando a totalidade corpo-voz, sons não verbais, fala improvisada;
- Técnicas do canto: afinação, melodia, ritmo, altura, intensidade e projeção;
- Composição de partitura de ações físicas, corporais e vocais, com ênfase no processo de sua integração, a partir do texto escolhido.
- Conhecimento e análise de situações pedagógicas: aulas simuladas, estudos de caso, relatos de professores, produção de material pedagógico etc.
- Corpo energético e vibratório, impulsos físicos para a voz, ressonância e irradiação;
- Apropriação de estrutura física para a voz, com desenvolvimento de repertório de vozes, nos diferentes ressonadores;
- Experimentações e relações usando a totalidade corpo-voz, sons não verbais, fala improvisada;
- Técnicas do canto: afinação, melodia, ritmo, altura, intensidade e projeção;
- Composição de partitura de ações físicas, corporais e vocais, com ênfase no processo de sua integração, a partir do texto escolhido.
- Conhecimento e análise de situações pedagógicas: aulas simuladas, estudos de caso, relatos de professores, produção de material pedagógico etc.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BARBA, Eugenio e SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator. Trad. Luís Otávio Burnier. Campinas: Unicamp, 1995.
- BURNIER, Luis Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. São Paulo: Unicamp, 2001.
- GAYOTTO, Lúcia Helena. Voz: partitura da ação. São Paulo: Summus, 1997.
- GROTOWSKI, J. e FLASZEN, L.. O teatro laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva: SESC, 2007.
- BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2002.
Bibliografia Complementar:
- MALLETA, Ernani. Voz, música e cena teatral: o trabalho de Francesca Della Monica. Memória Digital Abrace: 2010.
- NOVARINA, Valére. Diante da palavra. Rio de Janeiro: 7 letras, 2003.
- VARLEY, Júlia. Pedras d’água: bloco de notas de uma atriz do Odin Theatret. Brasília: Teatro Caleidoscópio, 2010.
- SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo, Ed. Unesp, 1991.
- SPRITZER, Mirna. Ator e palavra: práticas da vocalidade. Memória digital Abrace: 2010.
- STEIN, Moira. Corpo e palavra: caminhos da fala do ator contemporâneo. Porto Alegre: Movimento & Edunisc, 2009.