Nome da Atividade
INTERPRETAÇÃO TEATRAL E FUNDAM. PSICOLÓGICOS
CÓDIGO
05000308
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Estudo dos fundamentos psicológicos da interpretação teatral. A relação ator-personagem; ator-corpo. Compreensão da emoção e da imaginação no trabalho do ator.

Objetivos

Objetivo Geral:

Estudar os fundamentos da interpretação teatral com base na psicologia fenomenológica de Jean-Paul Sartre. Compreender, à luz desta teoria, a relação do ator com o personagem, com seu corpo, com a emoção e com a imaginação.

Conteúdo Programático

- Noções básicas sobre as teorias da personalidade, da emoção e da imaginação em Sartre;
- A relação ator-personagem;
- A emoção no trabalho do ator;
- Ator, imaginário e imaginação.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BERTOLINO et al.. Cadernos de formação: A personalidade, Florianópolis : Nuca Ed. Independentes, 1996
  • BERTOLINO, et. al. Cadernos de formação: O imaginário, Florianópolis : Nuca Ed. Independentes, 2001
  • BERTOLINO, et. al. Cadernos de formação: As emoções. Florianópolis : Nuca Ed. Independentes, 1998
  • CESCONETTO, Luciana. La dualité « intérieur – extérieur » dans le travail de l’acteur à la lumière de la psychologie phénoménologique de Jean-Paul Sartre [A dualidade “interior-exterior” no trabalho do ator esclarecido pela psicologia fenomenológica de Jean-Paul Sartre. Tese (doutorado). Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris III, Paris, 2010
  • SARTRE, Jean – Paul. « L’acteur » In Un théâtre de situations, Textes rassemblés, établis, présentés et annotés par Michel Contat et Michel Rybalka [« O ator » In Um teatro de situações, textos reunidos, estabelecidos, apresentados e anotados por Michel Contat e Michel Rybalka], Paris : Gallimard, 1973 e 1992 para esta nova edição

Página gerada em 26/04/2024 06:23:51 (consulta levou 0.048655s)