Nome da Atividade
ESTÁGIO I
CÓDIGO
05000338
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Desenvolvimento de Práticas educativas. Observação e
interação no âmbito do Ensino Médio ou Educação de Jovens e adultos ou
Curso Normal/ Magistério. Planejamento e prática docente supervisionada.
Produção de relatório sobre o processo de estágio e reflexão crítica sobre o
mesmo.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):
Desenvolver capacidade crítica sobre o Ensino da música no contexto escolar
do ensino médio, Educação de Jovens e adultos ou Curso Normal/ Magistério,
inter-relacionada com elementos antropológicos, sócio-culturais e políticoeconômicos.
Possibilitar conhecimentos e habilidades didático-pedagógicas necessárias
para elaboração e execução de planejamentos, formulação de objetivos,
discussão sobre processos avaliativos e utilização de recursos materiais no
Ensino da Música na escola.

1.12. Objetivo(s) específico(s):
1.13. Ementa:Desenvolvimento de Práticas educativas. Observação e
interação no âmbito do Ensino Médio ou Educação de Jovens e adultos ou
Curso Normal/ Magistério. Planejamento e prática docente supervisionada.
Produção de relatório sobre o processo de estágio e reflexão crítica sobre o
mesmo.

Conteúdo Programático

Unidade 1- Metas educacionais, planejamentos, objetivos, avaliações e
recursos materiais.
Unidade 2- Propostas de intervenções, planos de curso e planos de aula.
Acompanhamento de aulas de música nas escolas no ensino fundamental.
Práticas pedagógicas supervisionadas.
Unidade 3- Avaliação da intervenção e observações na escola, seminários
temáticos e orientações sobre as aulas observadas. Preparo e Execução do
estágio (planejamento de ensino, planos de aula).

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ILARI, Beatriz. Música na infância e na adolescência: um livro para pais, professores e aficionados. Curitiba: InterSaberes, 2013. 198 p. (Educação musical ) SANTOS, Regina Marcia Simão (Org.). Música, cultura e educação: os múltiplos espaços de educação musical. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012. 294 BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil- propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003. 208 p. PONSO, Caroline Cao. Música em diálogo: ações interdisciplinares na educação infantil. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011. 77 p. (Coleção Músicas) SOUZA, Maria Alice Lopes de (Coord.). Música na escola: caminhos e possibilidades para a educação básica. Rio de Janeiro: SESC, 2015. 382 p. (Educação em rede ; 4). Periódicos e Anais dos encontros e congressos anuais da Abem (disponíveis em: http://www.abemeducacaomusical.org.br/anais.html) Em Pauta (UFRGS) (disponível em: http://seer.ufrgs.br/EmPauta)

Página gerada em 19/04/2024 07:54:30 (consulta levou 0.124435s)