Nome da Disciplina
INSTRUMENTO HARMÔNICO VII
CÓDIGO
05000341
Carga Horária
30 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina deve propiciar ao aluno a vivência melódica e harmônica, e a
capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades
nos seguintes tópicos:

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):
Piano:
Solidificar a prática musical dos alunos ao piano possibilitando a vivência de
vários campos de atuação do músico através do piano.
Violão:
Desenvolver e aprimorar a execução musical ao violão, compreendendo e
apropriando-se cada vez mais do discurso musical.
168


1.12. Objetivo(s) específico(s):
Piano:
1- Aprimorar a técnica e interpretação pianística;
2- Preparar repertório solo.
Violão:
1- Promover a compreensão acerca de diferentes aspectos da música;
2- Avançar na aquisição e consolidação de habilidades técnicas;
3- Abordar aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos do repertório
trabalhado;
4- Desenvolver estudos de caráter teórico-prático sobre instrumentistas,
compositores, gêneros e tradições interpretativas;
5- Estimular a leitura musical;
6-Ampliar o conhecimento de repertório.

Conteúdo Programático

Piano:
1- Preparo para a performance ao piano;
2-Técnica Pianística: pedal, memória, fraseado em diferentes estilos musicais.
Violão:
1- 1801 a 1830: Os grandes métodos para violão (Sor, Aguado, Carcassi,
Coste, etc);
2- A escola de Tárrega: contribuições para a reflexão da técnica e anatomia
do violão (Torres 1856);
3- Características de composições, transcrições e arranjos para violão no fim
do séc. XIX e princípio do séc. XX;
4- Estudo de repertório: execução de obras diversas ao violão;
5- Leitura à primeira vista.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • RINK, John, Musical Performance: A Guide to Understanding. United Kingdom: Cambridge University Press, 2002. BARBOSA, Cacilda Borges. Diorama. Volume 2.Editora: do autor, 1984. GIOSA, Rosana. Método de Arranjo para Piano Popular: Harmonia e Aplicação em Repertório. Vol.1,2,3. São Paulo: Editora Som & Arte, 1995. BARCELÓ, Ricarco e BARANZANO, Eduardo. Fernando Sor: Método para Guitarra. IZNAOLA, Ricardo. Ricardo Iznaola onPracticing: A Manual for Students of GuitarPerformance. Mel Bay Publications, 2001. LEONARD, Hal. The Romantic Guitar (The Frederick Noad Guitar Anthology). Ed. Frederick Noad, 2000.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
INSTRUMENTO HARMÔNICO VII Música (Licenciatura)

Página gerada em 14/10/2019 07:48:38 (consulta levou 0.216971s)