Nome da Atividade
RECITAL COLETIVO DE FORMATURA
CÓDIGO
05000361
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina caracteriza-se por ser um espaço formativo onde os estudantes
farão uma reflexão artístico-musical que se concretizará na montagem e
apresentação de um recital coletivo, o qual contemplará: a elaboração
conceitual para o recital; o protagonismo de cada estudante na execução
instrumental/vocal e regência de composições, arranjos e adaptações
musicais; uma reflexão estético-histórico- sociológica sobre o repertório
apresentado; uma reflexão pedagógico-musical da trajetória acadêmica; a
utilização da voz, da percussão e dos instrumentos harmônicos (violão e
piano) como instrumental obrigatório e de outros materiais e instrumentos, de
forma opcional;

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):
Produzir e apresentar recital pedagógico-musical coletivo de graduação, o
qual espelhe a trajetória de formação acadêmica dos graduandos;

1.12. Objetivo(s) específico(s):
- Registrar graficamente o material musical produzido através de partituras,
grades;
- Registrar, através de relatório, o processo de montagem do recital;
- Realizar registro audiovisual do recital;
- Apresentar, de forma musical, uma reflexão sobre a trajetória acadêmica;
- Demonstrar a utilização de gestual adequado à condução de repertório
vocal/instrumental;
- Demonstrar protagonismo na execução vocal/instrumental (violão, piano,
percussão) do repertório;

Conteúdo Programático

Produção e apresentação de recital pedagógico-musical coletivo de
graduação, o qual espelhe a trajetória de formação acadêmica dos
graduandos;

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GUEST, Ian. Arranjo: método prático. 3. ed. Rio de Janeiro: Lumiar, c1996. 3v. ISBN 8585426322 GUEST, Ian. Harmonia: método prático. São Paulo: Irmãos Vitale, 2010. 2 v. ISBN 9788574072951 (v.1). CHUEKE, Zélia (Org.). Leitura, escuta e interpretação. Curitiba: Ed. UFPR, 2013. 236 p (Pesquisa ; 230). ISBN 9788565888363. WILLIAMON, Aaron. Musical excellence: strategies and techniques to enhance performance. New York: Oxford University Press, 2004, 2008.

Página gerada em 29/03/2024 02:39:25 (consulta levou 1.441013s)