Nome da Disciplina
PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA I
CÓDIGO
05000453
Carga Horária
30 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Disciplina variável em conteúdos, mas que privilegia o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, da sensibilidade artística e o domínio técnico-musical, potencializando as habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional e sua capacidade transformadora na sociedade. São priorizadas as habilidades de organização coletiva, de colaboração e de respeito à diversidade de identidades culturais, como forma de construção do conhecimento e consolidação de um paradigma ético.

Objetivos

Objetivo Geral:

Estimular o aluno à criação musical através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico; estimular o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas;

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • COOK, Nicholas. Music, imagination and culture. Oxford: Oxford University press, 1990. GRIFITHS, Paul. A Música Moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987. GROUT, Donald J.; PALISCA, Claude. Historia de la musica occidental, 2 vol. Madrid : Alianza Editorial, 1990. GROVE DICTIONARY OF MUSIC editado por Stanley Sadie, versão concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 1994. SALLES, Paulo de Tarso. Aberturas e impasses: o pós-modernismo na música e seus reflexos no Brasil 1970-1980. São Paulo: Editora UNESP, 2005. Obs.: há uma bibliografia variável a ser utilizada a cada semestre, relacionado às necessidades do grupo de alunos e do conteúdo desenvolvido.

Bibliografia Complementar:

  • FUBINI, Enrico. Música y lenguaje en la estética contemporánea. Versión castellana, prólogo y notas de Carlos Guillermo Pérez de Aranda. Madrid: Alianza Editorial. Colección Alianza Música, 1994. LANGER, Susanne K. Sentimento e Forma. Trad. Ana M. Goldberger Coelho e J. Guinsburg. Editora Perspectiva,1953. LESTER, J. Analytic Approaches to Twentieth-Century Music. New York: W.W. Norton & Company, 1989. SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical. São Paulo: Edusp, 1996.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T4 2019 / 2 11 7 Música - Canto (Bacharelado)
Música - Composição (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
CRISTINE BELLO GUSE
Professor responsável pela turma

T3 2019 / 2 24 9 Música - Canto (Bacharelado)
Música - Composição (Bacharelado)
Música - Violão (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Professor responsável pela turma

T1 2019 / 2 15 0 Música - Canto (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
MAGALI LETICIA SPIAZZI RICHTER
Professor responsável pela turma

T5 2019 / 2 10 0 Música - Canto (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA I Música - Canto (Bacharelado)
PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA I Música - Flauta Transversal (Bacharelado)
PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA I Música - Violino (Bacharelado)
PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA I Música - Piano (Bacharelado)
PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA I Música - Violão (Bacharelado)
PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA I Música - Composição (Bacharelado)

Página gerada em 18/09/2019 15:26:11 (consulta levou 0.162668s)