Nome da Atividade
SEMIÓTICA MUSICAL
CÓDIGO
05000461
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo da semiótica francesa (Escola de Paris), passando por noções de linguística, semiologia e semiótica peirciana, com ênfase no estudo de apreensão e produção do sentido musical.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral
Estimular o pensar semiótico, tomando as práticas e os textos como fenômeno de sentido musical.

Específicos
Estudar conceitos semióticos com a análise de situações, práticas e textos como percurso de sentido. Aprender a ver o sentido musical.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. 4. ed. São Paulo: Ática, 2010. 96 p. FIORIN, Jose luiz. Em busca do sentido: estudos discursivos. São Paulo: Contexto, 2008. 186 p. FONTANILLE, Jacques. Semiótica do discurso. São Paulo: Contexto, 2007. GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2008. GREIMAS, Algirdas Julien. Da imperfeição. São Paulo: Hacker, 2002. 155 p. GREIMAS, Algirdas Julien; Jacques Fontanille. Semiótica das paixões: dos estados de coisas aos estados de alma. São Paulo: Ática, 1993. 293 p. HENAULT, Anne. História concisa da semiótica. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2009. 159 p. LANDOWSKI, Eric. A sociedade refletida: ensaios de sociossemiótica. São Paulo: EDUC/Pontes, 1992.

Bibliografia Complementar:

  • BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. Bauru: Edusc, 2003. CARVALHO, Castelar de. Para compreender Saussure: fundamentos e visão crítica. 7ed. Petrópolis: Vozes, 1997. COURTÉS, Joseph. Introdução à semiótica narrativa e discursiva. Coimbra: Almedina, 1979. NÖTH, Winfried. A semiótica no século XX. São Paulo: Annablume, 1996. TATIT, Luiz. Abordagem do texto. In: FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à Linguística II. Objetos Teóricos. São Paulo: Contexto, 2002, p. 187-209 SALLES, Paulo de Tarso. Aberturas e impasses: o pós-modernismo na música e seus reflexos no Brasil 1970-1980. São Paulo: Editora UNESP, 2005

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2020 / 1 17 2 Música - Canto (Bacharelado)
Música - Composição (Bacharelado)
Música - Violão (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
JOSE HOMERO DE SOUZA PIRES JUNIOR
Professor responsável pela turma

T51 2020 / 1 4 3 Música - Composição (Bacharelado)
Música - Violão (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
JOSE HOMERO DE SOUZA PIRES JUNIOR
Professor responsável pela turma

T52 2020 / 1 2 1 Música - Violão (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
JOSE HOMERO DE SOUZA PIRES JUNIOR
Professor responsável pela turma

T53 2020 / 1 4 2 Música - Canto (Bacharelado)
Música - Composição (Bacharelado)
Música - Violão (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
JOSE HOMERO DE SOUZA PIRES JUNIOR
Professor responsável pela turma

T54 2020 / 1 1 1 Música - Violão (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
JOSE HOMERO DE SOUZA PIRES JUNIOR
Professor responsável pela turma

T55 2020 / 1 6 3 Música - Canto (Bacharelado)
Música - Composição (Bacharelado)
Música - Violão (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
JOSE HOMERO DE SOUZA PIRES JUNIOR
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
SEMIÓTICA MUSICAL Música - Canto (Bacharelado)
SEMIÓTICA MUSICAL Música - Flauta Transversal (Bacharelado)
SEMIÓTICA MUSICAL Música - Violino (Bacharelado)
SEMIÓTICA MUSICAL Música - Piano (Bacharelado)
SEMIÓTICA MUSICAL Música - Violão (Bacharelado)
SEMIÓTICA MUSICAL Música - Composição (Bacharelado)

Página gerada em 26/11/2020 23:57:09 (consulta levou 0.178468s)