Nome da Atividade
HISTÓRIA DA ARTE III
CÓDIGO
05000623
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo do desenvolvimento da produção artística do
Maneirismo ao Impressionismo.
Maneirismo ao Impressionismo.
Objetivos
Objetivo Geral:
Proporcionar, através do estudo da História da Arte,os recursos que possibilitem ao aluno desenvolver o
raciocínio lógico, o espírito crítico, a percepção visual
e a sensibilidade artística.
Procurar despertar no aluno o gosto pelo estudo da
História da Arte, levando a considerá-la como um dos
elementos imprescindíveis, junto a outros, para o
desenvolvimento de potencialidades artísticas.
Conteúdo Programático
Arte Maneirista: Contexto, características e artistas,
oposições e semelhanças com a arte renascentista
Arte Barroca: Vertentes Religiosa, Burguesa e
Monárquica. Características, artistas e obras.
Arte Neoclássica: contexto europeu e francês.
Característica classicista: relação com objetivos dos
artistas do séc. XVII. Artistas e obras.
Arte Romântica: origem, características e relação com
o contexto europeu. Artistas e Obras. Novo conceito
de arte: não como imitação e sim como criação.
Arte Realista: Características, obras e artistas.
Arte Impressionista: objetivos, carcaterísticas,relação
com a Modernidade. Artistas e Obras. Neoimpressionismo e Pós-Impressionismo. Propostas,
características, artistas e obras.
oposições e semelhanças com a arte renascentista
Arte Barroca: Vertentes Religiosa, Burguesa e
Monárquica. Características, artistas e obras.
Arte Neoclássica: contexto europeu e francês.
Característica classicista: relação com objetivos dos
artistas do séc. XVII. Artistas e obras.
Arte Romântica: origem, características e relação com
o contexto europeu. Artistas e Obras. Novo conceito
de arte: não como imitação e sim como criação.
Arte Realista: Características, obras e artistas.
Arte Impressionista: objetivos, carcaterísticas,relação
com a Modernidade. Artistas e Obras. Neoimpressionismo e Pós-Impressionismo. Propostas,
características, artistas e obras.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARGAN, G. C. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, 709 p. BAUMGART, F. Breve História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1994, 376 p. COLI, J. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 1981. GOMBRICH, E. A história da arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979, 506 p. JANSON, H.W; JANSON, A.F; Iniciação à História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996, 475 p. JANSON, H.W. História Geral da Arte. Renascimento e Barroco. São Paulo: Martins Fontes, 2001, 814 p. KEMP, Martin. História da Arte no Ocidente. Lisboa: Editorial Verbo, 2006, 564p. PISCHEL, G. História universal da arte. São Paulo: Melhoramentos, 1966. SCHAPIRO, Meyer. A Arte Moderna. Séculos XIX e XX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.
Bibliografia Complementar:
- BARDI, P.M. Pequena História da Arte. São Paulo: Melhoramentos, 1993, 85 p. BAZIN, G. História da arte. São Paulo: M. Fontes, 1976. CHIPP, H.B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1988, 675 p. HAUSER, A. História Social da Literatura e da Arte. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1972, 632 p. Vol 1. NONELL, J. B. Atlas de História da Arte. Rio de Janeiro: Livro íbero-americano ltda., 1980. VEIGA, R.F. Atlas dos Estilos Artísticos. Rio de Janeiro: Livro íbero-americano ltda., s/d. WÖLFFLIN, H. Conceitos fundamentais da história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 1 | 25 | 17 |
Artes Visuais (Bacharelado) Horários
|
RODRIGO MONTERO Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
HISTÓRIA DA ARTE III | Artes Visuais (Bacharelado) |