Nome da Atividade
HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I
CÓDIGO
05000668
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo da música brasileira em suas manifestações popular e erudita dos primórdios até a primeira metade do século XX.

Objetivos

Objetivo Geral:

Abordar os estudos da música brasileira no contexto das ciências musicais. Fornecer instrumentos crítico-reflexivos sobre os conceitos Música Popular, Música Erudita e Brasilidade. Estudar a produção, práticas e recepção musical em sua intrínseca relação com o contexto e o desenvolvimento da história do Brasil e dos conceitos de povo e nação brasileira até 1950. Conhecer e refletir criticamente sobre obras musicais e seus compositores em diversos períodos do cenário nacional até o final da primeira metade do século XX. Construir visão panorâmica da história e tendências da música brasileira desde seus primórdios até a metade do século XX. Realizar trabalho de investigação sobre gênero, compositor, obra, prática musical, ou grupo musical do passado ou presente que reflita criticamente sobre a relação música do Brasil, história e sociedade brasileira.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALBIN, Ricardo Cravo. O livro de ouro da MPB. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. ARANTES, Antônio Augusto. O que é Cultura Popular. São Paulo: Brasiliense,1988. ASSIS, Ana Claudia de et al. Música e história: desafios da prática interdisciplinar. In: BUDASZ, Rogério (org.). Pesquisa em Música no Brasil: métodos, domínios, perspectivas, v. 1. Goiânia: ANPOM, 2009, p. 5-39. CALDAS. Waldenyr. Iniciação à Música Popular Brasileira. São Paulo: Manole, 2010. CONTIER, Arnaldo Daraya. Sinfonia Brasileira. In: Anais do Museu Paulista, v. xxxiv. São Paulo, 1985. EWALD, Werner. Música Brasileira – Muitos Sons, Muitas Vozes, Muitas Mãos – Uma Visão Panorâmica (texto aceito para publicação). FREIRE, Vanda L. B. A História da Música em Questão: Uma Reflexão Metodológica. In: Revista Música. São Paulo, v.5, n.2, p. 152-69, Nov. 1994. KATER, Carlos E. Música Viva e H. J. Koellreutter: movimentos em direção a modernidade, São Paulo: Musa & Através, 2001. KAZ, Leonel et.al. Brasil Rito e Ritmo. Um século de música popular e clássica. Rio de Janeiro: Aprazível, 2003-2004. KIEFER, Bruno. História da Música Brasileira. Dos primórdios ao início do século XX. Porto Alegre: Movimento, 1982. ______. A modinha e o lundu. Porto Alegre: Movimento, 1986. ______. Música e dança popular. Porto Alegre: Movimento, 1990. LOPEZ, Luiz Roberto. Cultura Brasileira: das origens a 1808. Porto Alegre: Editora da Universidade – UFRGS, 1988. ______. Cultura Brasileira: de 1808 ao pré-modernismo. Porto Alegre: Editora da Universidade – UFRGS, 1988. MARIZ, Vasco. História da Música no Brasil. 6ª ed. Revisada e ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. MORAES, José Geraldo Vinci de; SALIBA, Elias Thomé (orgs.). História e Música no Brasil. São Paulo: Alameda, 2010. NAPOLITANO, Marcos. História & Música. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. São Paulo: Brasiliense, 1985. SEVERIANO, Jairo. Uma História da Música Popular Brasileira. Das origens a mo

Bibliografia Complementar:

  • ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houassis ilustrado – Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Paracatu, 2006. AZEVEDO, Luiz Heitor Corrêa de. 150 anos de música no Brasil (1800 1950). Rio de Janeiro: José Olympio, 1956. BOULAY, Marinilda B. (org.) Guia do Mercado Brasileiro da Música 2008/2009. São Paulo: Imprensa oficial do estado de São Paulo, 2008. DALHAUS, Carl. Fundamentos de la história de la música. Barcelona: Gedisa, 1997. LUCAS, Maria E. Música popular, à porta ou aporta na academia. Em Pauta. Revista do PPG em Música da UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, v. 4, n. 6, p. 4-12, Dez. 1992. PAVAN, Alexandre; PERPETUO, Irineu F. Populares e Eruditos. São Paulo: Invenção, 2001. SANDRONI, Carlos. Feitiço Decente - transformações do samba no Rio de Janeiro 1917-1933. Rio de Janeiro: Jorge Zahar/Ed. UFRJ, 2001. SILVA, Alberto R. da. Sinal Fechado. A música popular brasileira sob censura (1937-45/1969-78).Rio de Janeiro: Obra Aberta, 1994.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2020 / 1 100 29 Música - Canto (Bacharelado)
Música - Ciências Musicais (Bacharelado)
Música - Composição (Bacharelado)
Música - Flauta Transversal (Bacharelado)
Música - Música Popular (Bacharelado)
Música - Piano (Bacharelado)
Música - Violão (Bacharelado)
Música - Violino (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
WERNER EWALD
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I Música - Canto (Bacharelado)
HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I Música - Flauta Transversal (Bacharelado)
HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I Música - Violino (Bacharelado)
HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I Música - Piano (Bacharelado)
HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I Música - Violão (Bacharelado)
HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I Música - Composição (Bacharelado)
HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I Música - Ciências Musicais (Bacharelado)
HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I Música - Música Popular (Bacharelado)

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