Nome da Disciplina
PÓS-PRODUÇÃO EM ANIMAÇÃO
CÓDIGO
05000712
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Montagem e finalização de projetos audiovisuais. Correção e manipulação de cor e luz, autoração de mídias de distribuição e integração com a pós-produção do som.

Objetivos

Objetivo Geral:

Transmitir conhecimentos teóricos e técnicos sobre montagem/pós-produção.

 

Objetivos Específicos:

Realizar projetos audiovisuais em pós-produção de modo a exercitar e aumentar o conhecimento sobre montagem e correção de cor.
Propiciar integração entre outras disciplinas de modo aos alunos poderem realizar um trabalho prático interdisciplinar e/ou transdiciplinar.

Conteúdo Programático

4.1 Conceito de montagem: seleção, ordenação e duração de planos. A montagem e animação.
4.2 O início do cinema e as experimentações de linguagem. Montagem em Lumiére e em Meliès.
4.3 A montagem e a constituição do cinema clássico. Griffith/Porter.
4.4 Evolução da montagem. Montagem e ritmo.
4.5 Montagem e continuidade. Regras básicas de corte com continuidade – dicas de montagem
4.6 Elementos da montagem
4.7 Cor para cinema e vídeo digital
4.8 Correção de cor
4.8.1 Conceitos essenciais
4.8.2 Correção Primária e Correção Secundária

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AUMONT, Jacques. A estética do filme. 4. ed. Campinas : Papirus, 2006. DUBOIS, Philippe. Cinema, Vídeo, Godard. São Paulo: Cosacnaify, c2004. MURCH, Walter. Num piscar de olhos : a edição de filmes sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro : Zahar, 2004.

Bibliografia Complementar:

  • AUMONT, Jacques. O olho interminável [cinema e pintura]. São Paulo:Cosacnaify, 2004. BARROS, Lilian Ried Miller A cor no processo criativo: um estudo sobre a Bauhaus e a teoria Goethe.: Editora Senac São Paulo: 2006.Número de chamada: 701.8/ B277c(BCS). DANCYGER, Ken. Técnicas de edição para cinema e vídeo : história, teoria eprática. Rio de Janeiro :Elsevier, 2003 EISENSTEIN, Sergei Michailovitch. O sentido do filme. Rio de Janeiro : Zahar, c2002. EISENSTEIN, Sergei Michailovitch. A forma do filme. Rio de Janeiro : Zahar, 2002. LEONE, Eduardo. Reflexões sobre a montagem cinematográfica. Belo Horizonte: UFMG,2005. MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. 2. ed. São Paulo : Papirus,2002.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PÓS-PRODUÇÃO EM ANIMAÇÃO Cinema de Animação (Bacharelado)

Página gerada em 19/10/2019 19:17:35 (consulta levou 0.154165s)