Nome da Atividade
DESENHO DA FIGURA HUMANA
CÓDIGO
05000750
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Desenho de observação da figura humana. Proporções, relações espaciais, estruturação. Estudo da figura em repouso e da figura em movimento. Apreciação e crítica.

Objetivos

Objetivo Geral:

Orientar o aluno quanto a percepção e a representação da Figura Humana a partir do desenho de observação de modelo vivo.

Conteúdo Programático

Unidade 1 – O desenho da figura humana, análise e crítica da representação da figura na obra de diversos artistas ao longo da história da arte, conceituação e definições.
Unidade 2 – A representação da figura, estudo do modelo vivo masculino e feminino, proporções e postura, estrutura e tensão, estudo de detalhes, a figura em repouso e em movimento.
Unidade 3 – A figura e o ambiente, interação figura e cenário, vários modelos pousando em conjunto, a figura no seu local de trabalho e em diversos ambientes.
Unidade 4 – As possibilidades do desenho utilizando diferentes materiais, preparo fixação e conservação.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho. São Paulo: Scipione, 1994. ______________. O desenho da figura humana . São Paulo: Scipione, 1990. GORDON, Louise. O desenho anatômico. Lisboa: Presença, 1979. _______________. O desenho da cabeça humana. Lisboa: Presença, 1979. PARRAMON, José M. Como desenhar a anatomia do corpo humano. Rio de Janeiro: Livro Ibero-americano, 1986. PIGNATARI, Terísio. O desenho. São Paulo: Abril, 1982.

Bibliografia Complementar:

  • GOMES FILHO, João. Gestalt do Objeto. São Paulo. Escrituras Editora. 2000. OSTROWER, Fayga. Universo da Arte. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1991. STANGOS, Nikos. Conceito da Arte Moderna. Rio de Janeiro. Editora Perspectiva. 1991. PEDROSA, Israel. Da Cor À Cor Inexistente. Rio de Janeiro. Léo Christiano Editorial. 1980.

Página gerada em 19/04/2024 12:16:57 (consulta levou 0.111093s)