Nome da Atividade
INTRODUÇÃO A FOTOGRAFIA
CÓDIGO
05000763
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Revisão histórica da imagem fotográfica e a conquista da condição de imagem autônoma. Estudo teórico da evolução dos meios técnicos de origem fotoquímica. Estudo e prática dos equipamentos fotográficos de 35 mm. Estudo e prática dos procedimentos laboratoriais de fotografia preto e branco.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver métodos de abordagem de imagem fotográfica usada como meio de expressão e diferencia-la dos outros gêneros visuais, através de leituras indicadas dos autores basilares da crítica fotográfica contemporânea.
Fundamentar conhecimentos sobre a prática do registro fotográfico, bem como dos processamentos básicos do laboratório PB.
Experienciar a fotografia como forma de compor imagens não documentais e compor imagens não documentais e compor conceitos que elucidem o seu potencial expressivo, através da prática induzida.
Aplicar as técnicas fotográficas e laboratorias básicas na formulação e desenvolvimento de projeto que investigue a fotografia como forma de expressão individual.

Conteúdo Programático

- Conceito de fotografia. Histórica da fotografia.
- Fotografia e espaço. Fotografia e tempo.
- Fotografia e representação. Formas de abordagem da imag. Fotog.
- Fotografia e Artes Visuais.
- Processos de elaboração imagem fotográfica P&B.
- Elaboração e execução de projetos fotográficos individuais.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARTHES, Roland. A câmara clara. Lisboa: edições 70, 1980. DUBOIS, Philippe. El acto fotográfico. De la representación a la recepción. Barcelona: Paidos, 1986. FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. São Paulo: HUCITEC, 1985. KUBRUSLY, Cláudio. O que é fotografia? São Paulo: Brasiliense, 1983.

Bibliografia Complementar:

  • MACHADO, Arlindo. A ilusão espetacular: introdução à fotografia. São Paulo:Brasiliense, 1984. RAMIRES, Juan A. Medios del massa y historia del arte. Madrid:Cátedra,1986.

Página gerada em 19/04/2024 14:43:33 (consulta levou 0.109202s)