Nome da Atividade
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA I
CÓDIGO
05000889
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Planejamento, vivência e avaliação de aulas e atividades artístico-educativas de dança. Ação docente orientada para a educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Aprofundar ações de planejamento e sistematização de atividades e vivências de dança para crianças;
- Atuar a partir de uma perspectiva lúdica, inclusiva e plural de acordo com os diferentes contextos escolares.

 

Objetivos Específicos:

- Articular o planejamento docente com os saberes de dança trabalhados nas disciplinas de
Laboratórios;
- Articular o planejamento docente com os princípios de movimento e as demais linguagens
artísticas;

Conteúdo Programático

- Abordagem lúdica no ensino de dança.
- Jogos, brinquedos e brincadeiras.
- Planejamento e avaliação de ações em dança para crianças.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARRETO, Débora. Dança...: ensino, sentidos e possibilidades na escola. Autores Associados. Campinas, 2001.
  • BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.
  • LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. Ullmann, Lisa (ed.). Trad. Maria da Conceição Parahyba Campos. São Paulo: Ícone, 1990.
  • MARQUES, Isabel. Interações: crianças, dança e escola. São Paulo: InterAçoes, 2012.
  • PORPINO, Karenine. Dança é Educação – interfaces entre corporeidade e estética. Natal, EDUFRN, 2006.

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