Nome da Atividade
EXPRESSÃO CORPORAL
CÓDIGO
05000895
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Percepção de si e do outro pelo e no movimento; exploração das possibilidades e limitações de cada corpo em movimento e sua expressividade. Presença cênica. Desenvolvimento de reflexões que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica

Objetivos

Objetivo Geral:

Ampliar a percepção do aluno sobre si e sobre seu o movimento; Ampliar as possibilidades de movimento do aluno; Desenvolver processos de investigação de si mesmo; Conhecer fundamentos da preparação corporal para o trabalho em artes cênicas; Ampliar a expressividade do aluno por via do movimento corporal; Desenvolver a presença cênica.

Conteúdo Programático

Jogos de movimento – improvisação.
Processo de investigação de si mesmo.
Eu-corpo e minhas limitações e possibilidades
Preparação corporal para o trabalho em artes cênicas: aquecimento, alongamento,
alinhamento, fortalecimento, relaxamento e coordenação corporal.
O corpo como espaço de expressividade
Corpo dilatado e presença cênica.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AZEVEDO, Sonia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
  • BARBA, Eugênio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: um dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec, 1995.
  • BERTAZZO, Ivaldo. Cidadão corpo: identidade e autonomia do movimento. 4.ed. São Paulo: Summus, 1998.
  • KALAZANS, Julieta; CASTILHO, Jacyan; GOMES, Simone (Coord.). Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2008.
  • LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978

Bibliografia Complementar:

  • BERTHERAT, Thérèse; BERNSTEIN, Carol. O corpo tem suas razões. São Paulo: Martins Fontes, 2001
  • BRIKMAN, Lola. A linguagem do movimento corporal. São Paulo: Summus, 1989.
  • GREINER, Christine; AMORIM, Claudia (Org.). Leituras do corpo. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2010. 180 p. (Coleção Leituras do corpo)
  • LOBO, Lenora; NAVAS, Cássia. Teatro do movimento: um método para o intérprete criador. Brasília: LGE, 2007.
  • MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança?: dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.
  • RAMOS, Enamar. Angel Vianna: a pedagoga do corpo. São Paulo: Summus, 2007.
  • STRAZZACAPPA, Márcia. Educação somática e artes cênicas: princípios e aplicações. Campinas: Papirus, 2012

Página gerada em 18/04/2024 17:39:28 (consulta levou 0.108885s)