Nome da Atividade
PEDAGOGIA DA DANÇA II
CÓDIGO
05000897
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Dança na Escola: Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Metodologias de ensino de Dança. Planejamento de aulas de Dança. Diretrizes pedagógicas da Dança. Avaliação em Dança no espaço formal.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Contextualizar a especificidade do ensino da Dança na Escola;
- Analisar e contextualizar diferentes realidades escolares;

 

Objetivos Específicos:

- Planejar, sistematizar e vivenciar práticas de ensino em dança no espaço escolar.
- Compreender a atuação do arte-educador na sociedade;

Conteúdo Programático

- Dança-educação;
- Parâmetros Curriculares Nacionais em Arte/Dança;
- Referenciais Curriculares em Dança do RS;
- Abordagens de ensino em dança: planejamento, metodologias, métodos e técnicas;
- Metodologia Triangular;
- Avaliação em Dança;
- Ética profissional e docência.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.
  • DUARTE JR., João-Francisco. Por que Arte-Educação? Campinas: Papirus, 1994.
  • LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. Ullmann, Lisa (ed.). Trad. Maria da Conceição Parahyba Campos. São Paulo: Ícone, 1990.
  • MARQUES, Isabel. Dançando na escola. São Paulo, Cortez, 2003.
  • MARQUES, Isabel. Ensino da dança hoje. Textos e Contextos. São Paulo, Cortez, 1999.
  • STRAZZACAPPA, Márcia e MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. São Paulo, Papirus Editora, 2006.

Página gerada em 29/05/2022 06:45:33 (consulta levou 0.115402s)