Nome da Atividade
ESTÁGIO EM DANÇA III
CÓDIGO
05000916
Carga Horária
136 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
136
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
136
Ementa
Práticas de ensino e docência de dança para adolescentes dos anos finais do Ensino
Fundamental e do Ensino Médio.
Fundamental e do Ensino Médio.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Vivenciar práticas de ensino e docência de dança para adolescentes dos anos finais doEnsino Fundamental e do Ensino Médio.
- Aprofundar processos de avaliação em dança de acordo com o contexto de estágio.
Conteúdo Programático
- Dança e adolescência: corpo (s) e juventude(s).
- Planejamento e avaliação de ações em dança para jovens e adultos.
- Ensino de dança: ler, escrever e resolver problemas.
- Planejamento e avaliação de ações em dança para jovens e adultos.
- Ensino de dança: ler, escrever e resolver problemas.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997. Rio Grande do Sul. Lições do Rio Grande. Secretaria do Estado da Educação. Porto Alegre: SE/DP, 2009. LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. Ullmann, Lisa (ed.). Trad. Maria da Conceição Parahyba Campos. São Paulo: Ícone, 1990.
Bibliografia Complementar:
- FERRAZ, Maria H. C. de T. Metodologia do Ensino de Arte. São Paulo: Cortez, 1993. BARRETO, Débora. Dança...: ensino, sentidos e possibilidades na escola. Autores Associados. Campinas, 2001. PORPINO, Karenine. Dança é Educação – interfaces entre corporeidade e estética. Natal, EDUFRN, 2006.