Nome da Atividade
IMPROVISAÇÃO MUSICAL I
CÓDIGO
05000947
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Princípios de Improvisação: variações, ornamentações, utilização de escalas, arpejos e motivos. Desenvolvimento de fluência através da prática de improvisação aberta a diversos gêneros musicais, eruditos e populares. Panorama prático e histórico da improvisação na música ocidental e a relação intérprete-compositor-improvisador.

Objetivos

Objetivo Geral:

Introduzir os alunos aos princípios e à prática da improvisação. Incentivar o espírito colaborativo.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BAILEY, Derek. Improvisation and Practice in Music. DaCapo Press, 1993. FERAND, Ernest T. Improvisation in nine centuries of western music; an anthology with a historical introduction. Köln : A. Volk Verlag, [1961]. KONOWITZ, Bert. Music improvisation as a classroom method: a new approach to teaching music. New York : Alfred Publishers, 1973. NETTL, Bruno (editor) In the course of performance: studies in the world of musical imporvisation. The University of Chicago Press, 1999.

Bibliografia Complementar:

  • COOPER, G.C.; MEYER, L.B. The rhythmic structure of music. Chicago: Chicago University, 1960. HINDEMITH, P. Harmonia tradicional. São Paulo: Martins Fontes, 1967. MEYER, L. B. Explaning music. Berkeley, Los Angeles: The University of California, 1973. RÉTI, R. The thematic process in music. London: Faber and Faber, 1961. SCHOENBERG, A. Fundamentos da composição musical. São Paulo: Edusp, 1996. _________. Harmonia. São Paulo: UNESP, 2001 _________. Funções Estruturais da Harmonia. São Paulo: Via Lettera, 2004. STRAUS, J. Introduction to Post-Tonal Theory. New Jersey: Prentice Hall, 1990.

Página gerada em 19/04/2024 05:50:59 (consulta levou 0.104860s)