Nome da Atividade
PEDAGOGIA DO TEATRO II
CÓDIGO
05000964
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo teórico e prático das metodologias de ensino do teatro que têm a criação coletiva e o processo colaborativo como base: O Jogo de Aprendizagem e o Drama como método de Ensino. Estudo da pedagogia teatral no trabalho de diretor: diretor-pedagogo/mestre-encenador. Planejamento didático e associações das pedagogias estudadas com as práticas de teatro contemporâneo e suas possibilidades educacionais no contexto escolar e em diferentes espaços educativos.
Objetivos
Objetivo Geral:
Entender o teatro como conhecimento e criação artística em grupo; Estudar as Peças Didáticas e a ideia do Jogo de Aprendizagem; Conhecer O Drama como método de Ensino e ideia da criação colaborativa de novas narrativas; Refletir sobre as pedagogias estudadas e suas possibilidades de ensino e de aprendizagem de teatro no contexto escolar e em diferentes contextos e espaços educativos.
Objetivos Específicos:
Entender o teatro como conhecimento e criação artística emgrupo; Estudar as Peças Didáticas e a ideia do Jogo de
Aprendizagem; Conhecer O Drama como método de Ensino e
ideia da criação colaborativa de novas narrativas; Refletir sobre
as pedagogias estudadas e suas possibilidades educacionais
em diferentes contextos e espaços educativos.
Conteúdo Programático
UNIDADE 1: O JOGO DE APRENDIZAGEM
1.1 Bertolt Brecht e as origens do teatro dialético
1.2 O Teatro épico e as Peças didáticas
1.3 A aprendizagem em teatro a partir da leitura, do jogo e da reflexão social em grupo
1.4 As peças didáticas traduzidas para a língua portuguesa
UNIDADE 2: A PRÁTICA DO JOGO DE APRENDIZAGEM
2.1 O Jogo de criação de cenas
2.2 A interpretação, a encenação, a dramaturgia e a cenografia
2.3 A relação entre jogadores e espectadores
2.4 O Jogo de Aprendizagem e os grupos escolares e comunitários
UNIDADE 3: O DRAMA COMO MÉTODO DE ENSINO
3.1 As pesquisas e as práticas do Drama como método de ensino no Brasil e no mundo
3.2 Processos de criação colaborativa com crianças e jovens: Criação do projeto e formação da equipe proponente
UNIDADE 4: A VIVÊNCIA DE UM PROCESSO DE DRAMA EM SALA DE AULA
4.1 Planejamento didático a partir da criação colaborativa de uma narrativa
4.2 Os Estímulos Compostos
4.3 O Professor Personagem
4.4 O processo criativo e a realidade local da escola e/ou da comunidade
UNIDADE 5: A NOÇÃO DE MESTRE-ENCENADOR
5.1 A pedagogia teatral no trabalho do diretor e as possibilidades educacionais de teatro contemporâneo em contextos escolares e espaços educativos
1.1 Bertolt Brecht e as origens do teatro dialético
1.2 O Teatro épico e as Peças didáticas
1.3 A aprendizagem em teatro a partir da leitura, do jogo e da reflexão social em grupo
1.4 As peças didáticas traduzidas para a língua portuguesa
UNIDADE 2: A PRÁTICA DO JOGO DE APRENDIZAGEM
2.1 O Jogo de criação de cenas
2.2 A interpretação, a encenação, a dramaturgia e a cenografia
2.3 A relação entre jogadores e espectadores
2.4 O Jogo de Aprendizagem e os grupos escolares e comunitários
UNIDADE 3: O DRAMA COMO MÉTODO DE ENSINO
3.1 As pesquisas e as práticas do Drama como método de ensino no Brasil e no mundo
3.2 Processos de criação colaborativa com crianças e jovens: Criação do projeto e formação da equipe proponente
UNIDADE 4: A VIVÊNCIA DE UM PROCESSO DE DRAMA EM SALA DE AULA
4.1 Planejamento didático a partir da criação colaborativa de uma narrativa
4.2 Os Estímulos Compostos
4.3 O Professor Personagem
4.4 O processo criativo e a realidade local da escola e/ou da comunidade
UNIDADE 5: A NOÇÃO DE MESTRE-ENCENADOR
5.1 A pedagogia teatral no trabalho do diretor e as possibilidades educacionais de teatro contemporâneo em contextos escolares e espaços educativos
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRECHT, Bertolt. Teatro completo, volumes 3, 4 e 5. São Paulo: Paz e Terra, 2004
- CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: HUCITEC, 2006
- KOUDELA, Ingrid.(org.) Um vôo brechtiano: teoria e prática da peça didática. São Paulo: Perspectiva, 1992
- KOUDELA, Ingrid. Texto e jogo: uma didática brechtiana. São Paulo: Perspectiva, 2010
- MARTINS, Marcos Bulhões. O mestre-encenador e o ator como dramaturgo. Revista Sala Preta. ECA- USP: São Paulo (p. 240-246)
Bibliografia Complementar:
- CABRAL, Beatriz (org.). Ensino do teatro: experiências interculturais. Florianópolis: Imprensa Universitária, 1999
- DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: HUCITEC, 2006
- DORT, Bernard. “Distanciamento”: pra quê? in: O teatro e sua realidade. São Paulo: Perspectiva, 1997. (p. 313-319).
- PEIXOTO, Fernando. Brecht – uma introdução ao teatro dialético. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981
- SOMERS, John. (trad. Beatriz A. V. Cabral). Narrataiva, drama e estímulo composto. In: Revista Urdimento. v.1, n. 17: Florianópolis, 2011