Nome da Atividade
MONTAGEM TEATRAL I
CÓDIGO
05000970
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Montagem de peça teatral sob orientação do professor, com apresentação pública do espetáculo ou do processo.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Desenvolver um processo de criação e apresentação de montagem de peça teatral na condição de diretor/diretora e/ou ator/atriz;- Aplicar os conhecimentos e experiências desenvolvidas ao longo do curso;
- Compreender, aprofundar e ampliar as possibilidades de direção e interpretação;
- Vivenciar e oferecer ao público universitário e à comunidade um conjunto de apresentações;
- Analisar e avaliar o processo e a apresentação da montagem.
Conteúdo Programático
- escolha de texto a ser montado
- estudo e análise
– opções estéticas
- distribuição de funções e ensaios;
- levantamento de necessidades técnicas e de produção;
- convocatória e apresentação para o público;
- relatório do processo, avaliação e análise final.
- estudo e análise
– opções estéticas
- distribuição de funções e ensaios;
- levantamento de necessidades técnicas e de produção;
- convocatória e apresentação para o público;
- relatório do processo, avaliação e análise final.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance – do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006
- GROTOWSKI, J. & FLASZEN, L. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva/Sesc, 2007
- LEHMANN Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007
- PAVIS, Patrice. A encenação contemporânea – Origens, Tendências, Perspectivas. São Paulo: Perspectiva, 2013.
- UBERSFELD, Anne. Ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
Bibliografia Complementar:
- BARBA, Eugenio e SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator. Campinas: Unicamp, 1995
- BROOK, Peter. O teatro e seu espaço. Rio de Janeiro: Vozes, 1970
- BROOK, Peter. A porta aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
- BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas: Unicamp, 2001
- COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1989
- GARCIA, Santiago. Teoria e prática do teatro. São Paulo: Hucitec, 1988
- PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999
- RYANGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1996
- UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005
- WEKWERTH, M. Diálogo Sobre a encenação teatral. São Paulo: Hucitec, 1984