Nome da Atividade
TEATRO, EDUCAÇÃO, ÉTICA E MEIO AMBIENTE
CÓDIGO
05000974
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Elementos básicos para a compreensão da função social do teatro, de sua relação com a ética, com o meio ambiente e com os processos de formação humana e de cidadania. Os direitos humanos e o respeito à diferença.

Objetivos

Objetivo Geral:

1. Desenvolver a compreensão da função social da arte teatral;
2. Refletir a ética no trabalho do(a) professor(a) ator/atriz;
3. Compreender o teatro, a ética e o meio ambiente dentro dos programas de educação formais e informais de ensino e aprendizagem.
4. Desenvolver conexões entre trabalho, arte, estética e qualidade de vida.

Conteúdo Programático

1. Sociedade e arte teatral: contextos e discursos;
2. Ética, arte e sociedade;
3. O artista e a cidadania;
4. A ética do(a) artista professor(a) nos processos de ensino-aprendizagem;
5. A sociedade de consumo, o individualismo, o meio ambiente e a arte teatral;
6. Direitos humanos, meio ambiente e cidadania: diálogos com o(a) artista.

A disciplina cumpre com as exigências legais da Política Nacional de Educação Ambiental, conforme dispositivos que regem a Lei nº 9.795/1999 e o Decreto nº 4.281/2002. E também cumpre a Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012, que Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004
  • COMPARATO, Fábio Konder. Afirmação histórica dos direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 2013
  • LAJOLO, Marisa (org.). Histórias sobre ética. Coleção Para Gostar de Ler. Vol. 27. São Paulo: Ática, 2000
  • LOUREIRO, Carlos Frederico B. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2004
  • MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. Rio de Janeiro: Bertrand, 2003.
  • SILVA, Tomaz Tadeu (org.) Alienígenas na sala de aula. Uma introdução aos estudos culturais em educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1995
  • SUNG, Jung Mo; SILVA, Josué Cândido. Conversando sobre ética. Petrópolis: Vozes, 2000

Bibliografia Complementar:

  • ARAÚJO, Alexandre Falcão de; PASQUARELLI JÚNIOR, Vital. TEATRO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AMBIENTE, EXPRESSÃO ESTÉTICA E EMANCIPAÇÃO. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S.l.], v. 18, abr. 2013
  • ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999
  • BOAL, Augusto. O arco-íris do desejo - método Boal de teatro e terapia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996
  • CRUZ, Álvaro Ricardo de Souza. O direito à diferença: as ações afirmativas como mecanismo de inclusão social de mulheres, negros, homossexuais e pessoas portadoras de deficiência. 3. ed. Belo Horizonte: Arraes, 2009. 250 p.
  • DUARTE JR., Joao Francisco. O sentido dos sentidos. 2ª ed. Curitiba: Criar, 2003
  • FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. 6ª edição. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.
  • HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 3ª edição. Rio de Janeiro: DP&A, 1999
  • SAVATER, Fernando. Ética urgente. São Paul: SESC, 2014

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