Nome da Atividade
PEDAGOGIA DO TEATRO IV
CÓDIGO
05000975
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A pedagogia do espectador. A recepção teatral e o ensino de teatro. A produção cultural para crianças e jovens. Estudos sobre infâncias e juventudes e sobre artefatos culturais contemporâneos para esses públicos. Planejamento didático fundamentado na pedagogia do espectador para o contexto escolar.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Identificar características e possibilidades de uma pedagogia do espectador.- Discutir os processos de recepção teatral no ensino do teatro.
- Contextualizar as pedagogias culturais: a produção cultural para crianças e jovens.
- Refletir criticamente, identificar as necessidades locais e criar ações educativas relacionadas à pedagogia do espectador em forma de aulas, oficinas, debates e eventos passíveis de serem elaboradas em contextos escolares e espaços educativos diversos.
Objetivos Específicos:
Identificar características e possibilidades de uma pedagogiado espectador.
Discutir os processos de recepção teatral no ensino do teatro.
Contextualizar as pedagogias culturais: a produção cultural
para crianças e jovens.
Refletir criticamente, identificar as necessidades locais e criar
ações educativas relacionadas à pedagogia do espectador
em forma de aulas, oficinas, debates e eventos passíveis de
serem elaboradas em contextos educacionais diversos.
Refletir sobre questões relativas à sustentabilidade, saúde e
meio ambiente na criação em teatro e nos processos de
recepção teatral.
Conteúdo Programático
UNIDADE 1 – ESTUDOS SOBRE A(S) INFÂNCIA(S) E JUVENTUDE(S)
1.1 A infância como uma construção social.
1.2 As múltiplas infâncias e juventudes: possibilidades e desdobramentos do ser/estar criança e jovem na contemporaneidade.
1.3 O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
1.4 Artefatos culturais variados para infância e juventude: estudos críticos.
1.5 O corpo não heteronormativo na infância e na juventude, o aprendizado da diversidade.
UNIDADE 2 – TEATRO PARA CRIANÇAS E JOVENS: A PRODUÇÃO
2.1 Histórico da formação do campo do teatro para crianças e jovens na América Latina, Brasil e Rio Grande do Sul.
2.2 Produção contemporânea: práticas, discursos e estéticas presentes nos artefatos cênicos para crianças.
2.3 Dramaturgia brasileira para encenações direcionadas ao público infantil e juvenil.
UNIDADE 3 – A RECEPÇÃO TEATRAL NO ENSINO DO TEATRO
3.1 Introdução aos estudos de recepção teatral.
3.2 As experiências das crianças espectadoras e jovens com a linguagem teatral na contemporaneidade.
3.3 pedagogias do espectador: atividades de mediação e animação teatral.
3.4 As “escolas de espectadores” no Brasil e na América Latina.
3.5 A recepção cênica e a formação de professores-espectadores.
3.6 Planejamento didático fundamentado na pedagogia do espectador para o contexto escolar.
1.1 A infância como uma construção social.
1.2 As múltiplas infâncias e juventudes: possibilidades e desdobramentos do ser/estar criança e jovem na contemporaneidade.
1.3 O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
1.4 Artefatos culturais variados para infância e juventude: estudos críticos.
1.5 O corpo não heteronormativo na infância e na juventude, o aprendizado da diversidade.
UNIDADE 2 – TEATRO PARA CRIANÇAS E JOVENS: A PRODUÇÃO
2.1 Histórico da formação do campo do teatro para crianças e jovens na América Latina, Brasil e Rio Grande do Sul.
2.2 Produção contemporânea: práticas, discursos e estéticas presentes nos artefatos cênicos para crianças.
2.3 Dramaturgia brasileira para encenações direcionadas ao público infantil e juvenil.
UNIDADE 3 – A RECEPÇÃO TEATRAL NO ENSINO DO TEATRO
3.1 Introdução aos estudos de recepção teatral.
3.2 As experiências das crianças espectadoras e jovens com a linguagem teatral na contemporaneidade.
3.3 pedagogias do espectador: atividades de mediação e animação teatral.
3.4 As “escolas de espectadores” no Brasil e na América Latina.
3.5 A recepção cênica e a formação de professores-espectadores.
3.6 Planejamento didático fundamentado na pedagogia do espectador para o contexto escolar.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 1981
- FERREIRA, Taís. A escola no teatro e o teatro na escola. Porto Alegre: Mediação, 2007
- PUPO, Maria Lúcia B. No reino da desigualdade: teatro infantil em São Paulo nos anos setenta. São Paulo: Perspectiva, 1991
- DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. São Paulo: HUCITEC, 2003.
- BRASIL: LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente – disponível http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: mar. 2019.
Bibliografia Complementar:
- DESGRANGES Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006
- CARNEIRO NETO, Dib. Pecinha é a vovozinha! São Paulo. Disponível em: http://www.pecinhaeavovozinha.com.br/. Acesso em: mar. 2019.
- CONSELHO Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude. Disponível em: https://cbtij.org.br/. Acesso em: mar. 2019.
- FENATIB, Revistas do. Disponíveis em: http://fenatib.com.br/revistas-do-fenatib/. Acesso em: mar. 2019.
- UNESCO. Políticas públicas de/para/com juventudes. Brasília: UNESCO: 2004.Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ue000165.pdf. Acesso em: mar. 2019.
- SILVA, Tomaz Tadeu (org.) Alienígenas na sala de aula. Uma introdução aos estudos culturais em educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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M1 | 2022 / 2 | 25 | 18 |
Teatro (Licenciatura) Horários
|
ALINE CASTAMAN Professor responsável pela turma |