Nome da Atividade
PRÁTICAS DE ATUAÇÃO V
CÓDIGO
05001002
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Práticas de atuação que relacionem a fisicalidade do ator à construção do personagem e da cena.

Objetivos

Objetivo Geral:

Gerais
- Conhecer, refletir e experienciar linhas diversas de interpretação do teatro contemporâneo.
- Compreender e experienciar linhas de trabalhos de interpretação centralizadas no corpo do ator.
- Conhecer a linha de trabalho de Meyerhold, Artaud, Grotowski e Eugênio Barba.

Específicos
- Experienciar possibilidades de criação a partir do corpo do ator.
- Compreender as possibilidades estéticas e pedagógicas da criação de Ações Físicas e Partituras corpóreo-vocais.
- Criar cenas dramáticas a partir da(s) linha(s) pesquisadas.

Conteúdo Programático

- Fisicalidade e sua relação com o teatro: dramaturgias modernas e contemporâneas.
- Meyerhold e a Biomecânica.
- A Poética de Artaud: o ator dionisíaco.
- O ator Santo e o desnudamento em Grotowski.
- A antropologia teatral de Eugênio Barba: pré-expressividade e o treinamento.

(O professor da optativa poderá dar ênfase a apenas uma das estéticas apontadas no programa)

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARBA, Eugenio. A terra de cinzas e diamantes: minha aprendizagem na Polônia. São Paulo: Perspectiva, 2006.
  • BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas: Unicamp, 2009.
  • FO, Dario. Manual mínimo do ator. São Paulo: Senac, 2004.
  • GROTOWSKI, J., FLASZEN, L. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva/Sesc, 2007, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • CAVALIERE, Arlete Orlando. O inspetor geral de Gógol / Meyerhold: um espetáculo síntese. São Paulo: Perspectiva, 1996.
  • MEIERHOLD, V. L. Do teatro. São Paulo: Iluminuras, 2012.
  • PEIXOTO, Fernando. Teatro Oficina (1958-1982): trajetória de uma rebeldía cultural. São Paulo: Brasiliense, 1982.
  • RICHARDS, Thomas. Trabalhar com Grotowski sobre as ações físicas. São Paulo: Perspectiva, 2014.
  • ROMANO, Lucia. O teatro do corpo manifesto: teatro físico. São Paulo: Perspectiva, 2005.

Página gerada em 17/08/2022 22:33:58 (consulta levou 0.068622s)