Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM TEATRAL
CÓDIGO
05001079
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A especificidade do fenômeno teatral: a tríade fundamental do teatro. As relações do teatro com outros campos da arte. A abordagem triangular no ensino das artes. Teatro e educação ambiental.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Compreender as linguagens teatrais com aportes das artes, da filosofia e da psicologia e suas implicações na educação;- Distinguir os gêneros e elementos essenciais do teatro;
- Identificar os elementos da linguagem teatral a partir da tríade fundamental: ator, texto e público;
- Compreender a experiência estética e ampliar as práticas de estudo inter e transdisciplinar com a cultura contemporânea e as artes (artes visuais, dança, música, literatura, cinema).
Conteúdo Programático
1.FUNDAMENTOS
1.1 O que é teatro? Quais são as suas especificidades
1.2 A tríade fundamental: texto-ator-público x ator-público-intenção estética
1.3 Os gêneros teatrais
1.4 Elementos essenciais: ator, encenação, voz, gesto, cenário, figurino, maquiagem, iluminação, sonoplastia, música e recepção teatral
1.5 O palco, a rua e o corpo: cenários contemporâneos.
2. ARTES
2.1. Interpretação estética: cultura, arte e teatro
2.2. Não é arte, quem disse?
2.3 Os caminhos da fruição estética: o artista, a obra, o público
2.4 Teatro e transdisciplinaridade: fotografia, vídeo e cinema; artes visuais, escultura e arquitetura; literatura, dança e música; psicologia da arte e criatividade.
4. LINGUAGEM TEATRAL E EDUCAÇÃO
4.1. As teorias na prática: a abordagem triangular e a cultura contemporânea
4.2. Teatro em ambientes educativos: arte-educação, pedagogias da arte, arteterapia, teatro em organizações públicas e privadas
4.3. Tendências atuais do teatro e linguagens virtuais
4.4 Teatro e educação ambiental. O corpo, o espaço e as possibilidades de ressignificação do meio
1.1 O que é teatro? Quais são as suas especificidades
1.2 A tríade fundamental: texto-ator-público x ator-público-intenção estética
1.3 Os gêneros teatrais
1.4 Elementos essenciais: ator, encenação, voz, gesto, cenário, figurino, maquiagem, iluminação, sonoplastia, música e recepção teatral
1.5 O palco, a rua e o corpo: cenários contemporâneos.
2. ARTES
2.1. Interpretação estética: cultura, arte e teatro
2.2. Não é arte, quem disse?
2.3 Os caminhos da fruição estética: o artista, a obra, o público
2.4 Teatro e transdisciplinaridade: fotografia, vídeo e cinema; artes visuais, escultura e arquitetura; literatura, dança e música; psicologia da arte e criatividade.
4. LINGUAGEM TEATRAL E EDUCAÇÃO
4.1. As teorias na prática: a abordagem triangular e a cultura contemporânea
4.2. Teatro em ambientes educativos: arte-educação, pedagogias da arte, arteterapia, teatro em organizações públicas e privadas
4.3. Tendências atuais do teatro e linguagens virtuais
4.4 Teatro e educação ambiental. O corpo, o espaço e as possibilidades de ressignificação do meio
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CAVASSIN, J. Contribuições do teatro para a educação do futuro. Disponível em: http://www.embap.pr.gov.br/arquivos/File/juliana_cavassin.pdf Acesso em mar. 2018.
- CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/533894/mod_resource/content/1/ENP_155/Referencias/Convitea-Filosofia.pdf Acesso em mar. 2018.
- GUINSBURG, J. A tríade essencial: texto, ator e público. Disponível em: file:///C:/Users/NB/Downloads/35271-41545-1-SM.pdf Acesso em: mar. 2018.
- ROUBINE, Jean-Jaques. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
- ROUBINE, Jean-Jaques. O nascimento do teatro moderno IN: Disponível em: https://liviafloreslopes.files.wordpress.com/2014/09/roubine-a-linguagem-da-encenac3a7c3a3o-cap1.pdf. Acesso em mar. 2018.
- SCHECHNER, Richard. Seis axiomas para um teatro ambiental. Grupo Experiência Subterrânea. Opholdmareoborder: Relatos de viagem. Experiência Subterrânea/Funarte, Florianópolis, 2012.
Bibliografia Complementar:
- BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. 3ªed. São Paulo: Cortez,2001.
- BORHEIM, Gerd. Brecht: a estética do teatro. Rio de Janeiro: Graal, 1992.
- COURTNEY, Richard. Jogo, teatro e pensamento. Tradução Karen A. Müller e Silvana Garcia. São Paulo, Perspectiva, 1980.
- PAIM, Sara. Os fundamentos da arteterapia. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
- RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
- VASCONCELLOS, Luiz Paulo. Dicionário de teatro. Porto Alegre: L&PM, 1987.